Diagnóstico do potencial genético físico e somatotipia de uma equipe de futebol profissional Fluminense

IAS Silva, MVA Vianna, ALM Gomes, EHM Dantas

Resumo


Objetivo:  Este estudo visa diagnosticar o potencial genético físico e a somatotipia de jogadores de futebol, pertencentes a um clube da região norte do Estado do Rio de Janeiro.

Amostra:  O estudo é uma pesquisa descritiva, a amostra foi composta de 21 jogadores do gênero masculino, subdivididos em cinco posições: goleiros (n=2), zagueiros (n=5), meio campistas (n=8), laterais (n=3) e atacantes (n=3).

Métodos:Foi utilizado o Protocolo de Dermatoglifia de Cummins & Midlo e para investigar o somatotipo foi utilizado o protocolo de Heath & Carter.

Resultados:  Com relação à somatotipia dos atletas, o grupo apresentou um resultado médio de 2,41 ± 0,72 – 4,37 ± 1,15 – 2,43 ± 0,70; sendo classificado como mesomorfo balanceado. A análise dermatoglífica do grupo apresentou uma predominância de L > W, D10 = 12,3 e SQTL = 181,2.

Conclusões:  O estudo encontrou nesse grupo uma predisposição a  velocidade, resistência e coordenação e o componente da potência como elemento complementar, os valores do somatotipo corroboram com os valores encontrados em outros estudos.


Palavras-chave


Alto rendimento, Dermatoglifia, Somatotipo, Jogadores de futebol.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

  • Auxílio à publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, edital 05/2014.
  • Processo: APL-00063-14