Análise das metodologias de treinamento tático no futebol

LC Dutra, FS Silva, MB Guimarães, PB Paoli, RC Lima

Resumo


Objetivos: O presente artigo tem como objetivo analisar as metodologias do treinamento tático que são utilizadas no futebol atual, conceituando-as e contextualizando-as em seus aspectos favoráveis e desfavoráveis.
Amostra: Composta por catorze profissionais da área que atuam no mercado com vivência nas categorias de base. Todos formados em Educação Física e já atuaram ou atuam na formação de atletas, ou seja, em categorias de base.
Métodos: No plano empírico, este estudo está caracterizado como uma pesquisa qualitativa. Quanto à natureza descritiva, um estudo de campo. Com relação aos procedimentos técnicos foi utilizada como instrumento uma entrevista semiestruturada, composta por quatro questões e catorze entrevistados, construídas a partir dos indicadores encontrados na revisão crítica da literatura referente à temática do treinamento tático no futebol.
Resultados: Os entrevistados souberam definir bem os métodos de treinamento tático justificando a escolha de determinado método de acordo com as características individuais dos atletas, do modelo de jogo adotado pela equipe e até mesmo com a posição na tabela do campeonato. Além disso, todos os treinadores relacionaram a escolha do método com a capacidade cognitiva do grupo. Quanto à lógica didática na escolha da ordem dos métodos, todos os entrevistados entendem que o treinamento deve partir do mais simples para o mais complexo e que os
princípios que norteiam estes métodos são as necessidades da própria equipe, tais como, análise do adversário, as especificidades de cada método, modelo de jogo e a aplicação dos princípios táticos ofensivos e defensivos.
Conclusão: Pôde-se concluir que cada método possui sua particularidade e importância para se trabalhar determinada situação tática. Dentre os métodos de treinamento tático o método em forma de jogo foi definido pelos entrevistados como o que consegue aproximar melhor o treinamento da realidade do jogo, possuindo assim mais aspectos favoráveis para o desenvolvimento pleno do atleta.

 

Abstract

Objective:  This article aims to analyze the tactical training methodologies that are used in the current soccer, conceptualizing and contextualizing them in their favorable and unfavorable aspects.

Sample:  Composed by professionals who work in the soccer business with experience in youth teams. All graduates in Physical Education and has already acted or act in the formation of athletes, that is, in youth teams.

Methodology:  Empirical study plan, this is characterized as a qualitative research.  Descriptive as to the nature, a field study. With respect to technical procedures was used as an instrument of a semi-structured interview, composed of four questions, built from of the indicators found in the critical review of the literature on the subject of tactical training in soccer.

Results: Interviewees knew how to define well the tactical training methods justifying the choice of a particular method according to the individual characteristics of athletes, the game model adopted by the staff and even the position in  the league table. Moreover, all coaches related the choice of method with the cognitive capacity of group. As to the logical order of teaching in the choice of methods, all respondents believe that training should start from the simplest to the most complex and that the principles guide these methods are the needs of the team itself, such as analyzing the opponent, the characteristics of each method, the game model and the application of principles tactical offensive and defensive.

Conclusion: It was concluded that each method has its particularity and importance given to work with the tactical situation. Among the methods of tactical training, the method as a game was defined by respondents as to what training can better approximate the reality of the game, thus having the most favorable aspects for the full development of the athlete.


Palavras-chave


Futebol; Treinamento tático; Metodologia

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  • Auxílio à publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, edital 05/2014.
  • Processo: APL-00063-14