Metodologias de treinamento técnico no futebol: concepções, contextos de aplicabilidade e percepções de treinadores quanto ao sequenciamento ideal.

WVS Sales, MB Guimarães, PB Paoli

Resumo


Objetivos: Identificar e analisar as metodologias do treinamento técnico utilizadas em um centro de formação de atletas de futebol, conceituando-as e as contextualizando-as em seus aspectos favoráveis e desfavoráveis.

Amostra: Doze treinadores, graduados em Educação Física, atuantes nas categorias de base com tempo de experiência entre 5 a 16 anos. Entre os entrevistados seis possuem especialização e dois títulos de mestre com estudo na área do futebol.

Métodos:  No  plano  empírico,  está  caracterizado  como  uma  pesquisa  qualitativa.  Quanto à natureza descritiva, um estudo de campo. Com relação aos procedimentos técnicos foi utilizada uma entrevista semiestruturada, composta por sete questões e doze entrevistados, construídas a partir  dos  indicadores  encontrados  na  revisão  crítica  da  literatura  referente  à  temática  do treinamento técnico no futebol.

Resultados: Os entrevistados utilizam de uma proposta de conteúdo integrada, com grande participação  do  conteúdo  técnico  no  planejamento.  O  treinamento  técnico  utiliza-se  de  três métodos:  analítico,  situacional  e  em  forma  de  jogo.  Nenhum  método  foi considerado  sem importância e a escolha de utilização é baseada no nível de qualidade de execução dos gestos no contexto do jogo, ressaltando que o analítico permite uma correção mais detalhada do gesto. O atleta deve ser autônomo para saber tomar a decisão correta e utilizar recursos técnicos para solucionar os problemas do jogo.

Conclusão:  Cada  método  de  treinamento  técnico  possui  sua  particularidade  e   importância. Existem alguns fatores que devem ser analisados para definir o método mais adequado para o momento. Assim que, na prática o treinador deve aplicar diferentes métodos em função de seus objetivos. Um único método não provavelmente permitirá desenvolver o atleta em todas suas dimensões.

 

Objectives: Identify and analyze technical training methodologies used at academies of football, conceptualizing them and contextualizing them in favorable and unfavorable aspects.

Sample: Twelve coaches, graduates in physical education, acting in the academies of football, with experience between 5 to 16 years. Among those interviewed six have post-graduate course and two titles of Master study in the area of football.

Methods: In the empirical plan is characterized as a qualitative research. As for the descriptive nature, a field study. With respect to technical procedures was used a semi-structured interview, composed of seven questions and twelve respondents, built from the indicators found in the critical review of the literature on the subject of technical training in football.

Results:  The  respondents  use  a  proposal  for  integrated  content,  with  great  participation  of technical content in planning. Technical training uses three methods: analytical, situational and game situations. No method was considered without importance and the choice to use is based on the level of quality of execution of gestures in the context of the game, noting that the analytical method allows more detailed correction of gesture. The athlete must be independent to make the right decision and use technical resources to solve the problems of the game.

Conclusion: Every technical training method has its particularity and significance. There are a few factors that must be analyzed to define the most appropriate method for the moment. So, in practice, the coach must apply different methods depending on your goals. A single method will probably not develop the athlete in all its dimensions.


Palavras-chave


Futebol, Treinamento técnico,Metodologia.

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  • Auxílio à publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, edital 05/2014.
  • Processo: APL-00063-14