Análise do público nas novas arenas: Campeonato Brasileiro de 2013
Resumo
Objetivos: O objetivo do presente estudo foi analisar às médias de público das partidas do Campeonato Brasileiro de 2013 onde os clubes mandantes utilizaram estádios construídos ou reformados para a Copa do Mundo de 2014 e compará-los às médias geral da competição e dos clubes investigados.
Métodos: Utilizou-se método empírico-analítico. A amostra foi composta por onze partidas da Série A do Brasileirão 2013, assim como cinco clubes (Botafogo, Flamengo, Portuguesa, Santos e Vasco) e três estádios da Copa do Mundo FIFA 2014: Arena Pernambuco, Castelão e Mané Garrincha.
Resultados: Analisando os jogos isoladamente, evidencia-se que 81,82% das partidas investigadas superaram a média geral de público da competição, assim como 72,73% foram maiores do que a média de seus clubes durante o torneio de 2013. Considerando toda a amostra, percebe-se que a média de tais partidas estudadas apresentaram aproximadamente 20 mil espectadores acima da média geral da competição, obtendo 53,4% de ocupação total dos estádios, valor superior aos 38,6% da ocupação média neste torneio.
Conclusões: Conclui-se que as partidas realizadas nos novos estádios do Mundial 2014 alcançaram média de público superior à média geral e à média dos clubes durante o Campeonato Brasileiro de 2013. Entretanto, ressalta-se a curta amostra disponível até o momento e, portanto, a necessidade de novas investigações semelhantes no futuro.
Objectives: The objective of this study was to analyze the average attendance of the Brazilian League matches on season 2013, when the home clubs used FIFA World Cup 2014 stadiums, and to compare it with the overall average attendance and the individual average attendance of each match of the investigated clubs.
Methods: For this paper, we used the empirical-analytical method and investigated eleven matches of five Brazilian clubs (Botafogo, Flamengo, Portuguesa, Santos and Vasco) and three FIFA World Cup 2014 stadiums: Pernambuco Arena, Castelão and ManéGarrincha.
Results: By analyzing each match individually, the study shows that 81.82% of the investigated matches have an overall average attendance that is superior to the average attendance of the competition. At the same time, they also presented a higher average, when contrasted with the attendance of the other matches of these clubs. Considering the sample altogether, the study showed that the eleven matches had approximately 20 thousand more people than the average attendance of the Brazilian League. Furthermore, the occupancy percentage of the eleven matches was 53.4%, which is superior to the 38.6% occupancy of the whole competition.
Conclusions: The research came to the conclusion that the matches in the new FIFA World Cup stadiums obtained a higher average attendance than the overall average turnout of the tournament. However, it is important to emphasize that there was not enough data available and therefore, it is necessary to develop further similar investigations in the future.
Palavras-chave
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
- Auxílio à publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, edital 05/2014.
- Processo: APL-00063-14