Análise do público nas novas arenas: Campeonato Brasileiro de 2013

TM Gasparetto

Resumo


Objetivos: O objetivo do presente estudo foi analisar às médias de público das partidas do Campeonato Brasileiro de 2013 onde os clubes mandantes utilizaram estádios construídos ou reformados para a Copa do Mundo de 2014 e compará-los às médias geral da competição e dos clubes investigados.

Métodos: Utilizou-se método empírico-analítico. A amostra foi composta por onze partidas da Série A do Brasileirão 2013, assim como cinco clubes (Botafogo, Flamengo, Portuguesa, Santos e Vasco) e três estádios da Copa do Mundo FIFA 2014: Arena Pernambuco, Castelão e Mané Garrincha.

Resultados:  Analisando  os  jogos  isoladamente,  evidencia-se  que  81,82%  das  partidas investigadas superaram a média geral de público da competição, assim como 72,73% foram maiores do que a média de seus clubes durante o torneio de 2013. Considerando toda a amostra, percebe-se  que  a  média  de  tais  partidas  estudadas  apresentaram aproximadamente  20  mil espectadores  acima  da  média  geral  da  competição,  obtendo  53,4%  de  ocupação  total  dos estádios, valor superior aos 38,6% da ocupação média neste torneio.

Conclusões:  Conclui-se  que  as  partidas  realizadas  nos  novos  estádios  do  Mundial  2014 alcançaram média de público superior à média geral e à média dos clubes durante o Campeonato Brasileiro de 2013. Entretanto, ressalta-se a curta amostra disponível até o momento e, portanto, a necessidade de novas investigações semelhantes no futuro.

 

Objectives: The objective of this study was to analyze the average attendance of the Brazilian League matches on season 2013, when the home clubs used FIFA World Cup 2014 stadiums, and to compare it with the overall average attendance and the individual average attendance of each match of the investigated clubs.

Methods:  For  this  paper,  we  used  the  empirical-analytical  method  and  investigated  eleven matches of five Brazilian clubs (Botafogo, Flamengo, Portuguesa, Santos and Vasco) and three FIFA World Cup 2014 stadiums: Pernambuco Arena, Castelão and ManéGarrincha.

Results: By analyzing each match individually, the study shows that 81.82% of the investigated matches have an overall average attendance that is superior to the average attendance of the competition. At the same time, they also presented a higher average, when contrasted with the attendance of the other matches of these clubs. Considering the sample altogether, the study showed that the eleven matches had approximately 20 thousand more people than the average attendance  of  the  Brazilian  League.  Furthermore,  the  occupancy  percentage  of  the  eleven matches was 53.4%, which is superior to the 38.6% occupancy of the whole competition.

Conclusions: The research came to the conclusion that the matches in the new FIFA World Cup stadiums  obtained  a  higher  average  attendance  than  the  overall  average  turnout  of  the tournament. However, it is important to emphasize that there was not enough data available and therefore, it is necessary to develop further similar investigations in the future.


Palavras-chave


Futebol; Média de Público; Campeonato Brasileiro de Futebol

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

  • Auxílio à publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, edital 05/2014.
  • Processo: APL-00063-14