Gestão do futebol no Brasil: correlação entre desempenho esportivo e valor de mercado nos anos 2010-2014

DNC Dantas, VA Andrade-Souza

Resumo


Objetivos: O futebol oferece inúmeras possibilidades de negócios para os clubes. Contudo, para que os resultados possam surgir em campo, se faz necessário uma boa estrutura administrativa para a obtenção de melhores resultados técnicos e financeiros. Assim, uma gestão profissional pode ajudar a modificar o panorama administrativo e financeiro atual dos clubes. Portanto, objetivo do presente estudo foi analisar a correlação entre o valor de mercado e o desempenho esportivo dos clubes participantes do Campeonato Brasileiro da Séria A entre os anos de 2010 a 2014. Amostra: Foram analisados 29 clubes de 11 estados. Métodos: Uma correlação entre a classificação final do Campeonato Brasileiro e o valor de mercado dos clubes em cada ano foi realizada. O teste de correlação de Pearson foi utilizado para avaliar a relação entre as variáveis, adotando como valores significantes p < 0,05. Resultados: Os resultados apresentaram significante correlação entre os valores de mercado e o desempenho esportivo nos anos de 2010, 2012 e 2014 (r = 0,47, 0,61 e 0,65, respectivamente; p < 0,05). Conclusões: Em conclusão, é possível afirmar que houve correlação significativa entre o valor de mercado dos clubes e o desempenho no Campeonato Brasileiro entre os anos de 2010 e 2014.

Palavras-chave


Futebol; Negócio; Gestão Esportiva; Campeonato Brasileiro de Futebol.

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