Correlação entre potência de membros inferiores, flexibilidade da cadeia posterior, e a diferença no índice de massa corporal de jovens adolescentes jogadores de futebol de diferentes posições

DP Silva, ATN Viana, GV Keulen, MR Dias

Resumo


Introdução: Diferentes posições táticas exercidas durante um jogo de futebol podem desempenhar distintas potências máximas, flexibilidade de membros inferiores, e índice de massa corporal nos jogadores.

Objetivo: Correlacionar à potência de membros inferiores e a flexibilidade da cadeia posterior de jovens adolescentes jogadores de futebol com as diferentes posições; além de analisar as diferenças no índice de massa corporal (IMC) dos mesmos.

Metodologia: A amostra foi composta por 12 adolescentes (14,7 ± 1,2 anos; 54,3 ± 9,0 kg; 1,66 ± 0,08 m), do gênero masculino, praticantes de futebol. Os testes foram realizados em dois dias não consecutivos, na qual a amostra foi dividida em dois grupos por posicionamento dentro de campo: laterais e meio- campistas. Foi realizado um teste de salto vertical para estimar a potência máxima de membros inferiores e um teste de sentar e alcançar para estimar a flexibilidade da cadeia posterior, além da mensuração do peso e altura, para cálculo do índice de massa corporal. Como análise estatística realizou-se o teste Pearson intra grupos, cujo nível de significância foi de p<0,05.

Resultados: Houve diferença significativa na massa corporal total e no índice de massa corpórea (IMC), sendo menores no grupo dos meio-campistas do que nos laterais. Não houve diferença significativa entre os grupos em relação à potência de membro inferior e a flexibilidade de cadeia posterior. No entanto, o presente estudou mostrou que não houve correlação entre as variáveis no grupo dos laterais, enquanto no grupo dos meio-campistas foi observada uma relação forte de r=0,96.

Conclusão: Conclui-se com o presente estudo que os meio-campistas possuem menor índice de massa corporal (IMC) que os laterais. No entanto, mesmo sem diferença significativa (p<0,05) entre a potência de membro inferior e a flexibilidade de cadeia posterior, sugere-se estudos com outros protocolos e grupos maiores, além de um treinamento mais específico para atender a necessidade de cada função tática ocupada por determinado jogador.

Palavras-chave


Potência Muscular, Flexibilidade, Índice de massa corporal, Futebol

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

  • Auxílio à publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, edital 05/2014.
  • Processo: APL-00063-14