Características preditoras da escalação de jovens atletas de futsal

FZ Werneck, MGB Filho, EF Coelho, RM Ferreira, HL de Paula, TM Soares

Resumo


Objetivo: O presente estudo investigou variáveis psicológicas, cognitivas e de competência esportiva que, isoladamente ou em conjunto, predizem a escalação de jovens atletas de futsal como titulares ou reservas.

Amostra: Foi composta por 115 atletas do sexo masculino das categorias sub-13, sub-15 e sub-17 anos, durante um campeonato de nível regional.

Métodos: Avaliou-se o nível de motivação (teste SMS-BR), perfil de humor (teste de BRUMS), ansiedade traço pré-competitiva (teste SCAT), desempenho escolar e percepção de competência. O potencial esportivo dos atletas foi avaliado pelos técnicos. Para análise dos dados, utilizou-se a regressão logística, considerando-se como variável dependente a escalação do atleta como titular ou reserva no primeiro jogo de sua equipe.

Resultados: A combinação entre o número de repetências na escola, a percepção de competência, a motivação intrínseca, o vigor e o potencial esportivo possibilitou a classificação correta de 84,3% dos atletas como titulares ou reservas, sendo que o percentual de acerto foi maior para os atletas reservas (91,6%) do que para os titulares (65,6%). O modelo preditivo final apresentou a seguinte equação: Y = 1 / [ + exp (-14,398 + 1,176.Número de repetências – 0,233.Motivação Intrínseca pela Experiência + 0,160. Autoavaliação de competência + 0,435.Vigor + 1,544.Avaliação técnico)]. O potencial esportivo e o número de repetências na escola foram as variáveis com maior poder de predição da titularidade dos atletas.

Conclusões: Fatores psicológicos, cognitivos e de competência esportiva são preditores da titularidade de jovens atletas de futsal, sendo importantes na identificação de talentos nesta modalidade.

Palavras-chave


Talento esportivo, jovem atleta, perfil psicológico, desempenho, futsal.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

  • Auxílio à publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, edital 05/2014.
  • Processo: APL-00063-14