Respostas da crioterapia na sensação subjetiva de dor muscular após jogo de futebol

JA Bezerra, RPM Silva, JG Jácome, NS Farias, JAF Lima, FSB Martins, JAR Santos

Resumo


Introdução: O processo recuperação têm se tornado um importante componente do treinamento, devido aos agravos principalmente musculares ocorridos durante um jogo de futebol, somado ao número excessivo de jogos competitivos ao longo de uma temporada esportiva.

Objetivo: avaliar o efeito da crioterapia imediatamente após o jogo de futebol e durante três dias de recuperação nos níveis de dor muscular em futebolistas profissionais.

Metodologia:A amostra para a investigação foi composta por N=19 sujeitos, do sexo masculino, com idade média de 25 anos, atletas de futebol profissional. Após a realização de um jogo oficial do campeonato Brasileiro da Série D,os atletas foram divididos aleatoriamente em dois Grupos: GP (grupo passivo) e GC (grupo crioterapia), e realizaram dois protocolos de recuperação: GP, realizou recuperação passiva sem a realização de nenhum esforço físico e GC realizou imersão em água até à altura da linha da cintura a uma temperatura de 10º C por um período de 10 minutos. As estratégias de recuperação ainda foram realizadas no período de 24, 48 e 72 horas. Antes de cada jogo, e nos dias subsequentes, os atletas responderam um questionário de sensação subjetiva de dor muscular escala Cr10 com a finalidade de avaliar os níveis de dor.Utilizou-se estatística descritiva e testenão-paramétrico de Mann-Whitney.

Resultado: Os níveis de dor aumentaram de forma significativa após o jogo em ambos os grupos(GP, pré jogo = 0,59 e pós jogo = 2,41; GC, pré jogo = 0,12 e pós jogo = 2,87). No período de 24 horas os níveis dor aumentaram no GP = 3,36e diminuíram no grupo GC = 0,25. No período de 48 horas os níveis de dor diminuíram no GP, mas ainda permaneceram elevados, e no GC permaneceram reduzidos. No período de 72 horas os níveis de dor muscular apresentaram-se normalizados em ambos os grupos.

Conclusão: O jogo de futebol é suficientemente agressivo para induzir dores musculares.  A crioterapia proporciona uma diminuição na sensação subjetiva de dor24 horas após o jogo e, portanto, pode ser uma estratégia eficiente de recuperação na perspectiva de uma melhor predisposição para os treinos após os jogos.

Palavras-chave


Futebol, recuperação, crioterapia.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

  • Auxílio à publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, edital 05/2014.
  • Processo: APL-00063-14