O comportamento do TRIMP em correlação com mecanismo indireto de dano muscular em período de pré-temporada de Futebol

LS Barezani, EN Pimenta, RF Morandi

Resumo


Objetivos: Buscar correlações entre dois métodos de controle do treinamento, sendo eles o impulso do treinamento (TRIMP) e a Creatina Quinase (CK) para controlar carga de treinamento ou prever cansaço muscular de atletas de futebol profissional.

Metodologia: Participaram do estudo 28 jogadores profissionais, com idade média de 23,56 ± 8,23 anos, de determinada equipe de futebol da primeira divisão do Campeonato Brasileiro, em preparação para a temporada de competições oficiais reconhecidas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Os jogadores realizaram sessões de treinamento durante quatro semanas de pré-temporada de futebol. Foram retiradas amostras de Creatina Quinase a cada sessão e gerada uma média semanal da equipe, tendo sido correlacionadas com os valores do impulso do treinamento diário, através do método TRIMPmod - que utiliza a frequência cardíaca dos atletas - e o tempo de treinamento para extrair um resultado em unidades arbitrárias. A correlação utilizada se deu a partir do coeficiente de correlação de Pearson (r).

Resultados: O maior valor de correlação encontrado após o estudo foi de R=0,7, referido aos valores do Impulso do Treinamento das sextas-feiras de cada semana (107,7; 99,1; 138,2; 93,1), em correlação com os valores semanais de Creatina Quinase (476 u/L; 568 u/L; 654 u/L; 525 u/L).

Conclusões: Foi possível estabelecer correlação entre os métodos de Impulso do Treinamento e os valores séricos de Creatina Quinase presentes no sangue, porém faltam elementos para que essa relação se torne mais precisa e confiável para se atingir melhores resultados de quantificação da carga de treinamento em relação aos mecanismos indiretos de dano muscular.

Palavras-chave


Futebol; Pré-temporada; Controle do treinamento.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

  • Auxílio à publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, edital 05/2014.
  • Processo: APL-00063-14