Comportamento das temperaturas interna e muscular durante o jogo de futebol

AA Fernandes, EM Pimenta, CD Silva, ES Garcia

Resumo


Resumo
Objetivo: O presente artigo apresenta uma revisão de literatura objetivando informações quantitativas sobre o comportamento da temperatura interna (TI), temperatura muscular (TM)durante o jogo de futebol.
Métodos: Realizou-se buscas em bancos de dados (MEDLINE/PubMed, e SciELO) utilizando os termos “soccer”, “core temperature”, “match play” e “muscle temperature”.
Resultados: Foram identificados 69 registros e após triagem e elegibilidade, cinco estudos foram incluídos na síntese quantitativa. De forma geral, os estudos indicam que em média a TI máxima obtida durante uma partida de futebol pode variar de 39,0-39,5 °C, o que pode representar aumentos de (~2 °C) em comparação com o repouso. Já para TM, os resultados apontam que a participação em uma partida de futebol resulta em aumentos próximos a faixa de 39.0-40,0 °C, representando aumentos de (~4 °C) em comparação com o repouso.
Conclusão: A participação em uma partida de futebol provoca aumentos significativos nos valores da TI e TM, sendo que estes podem ser maiores quando a partida é disputada em condições climáticas de um ambiente quente e úmido. Tais aumentos, aliados a desidratação, podem resultar em perda de desempenho e até colapso devido à exaustão causada pelo calor.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

  • Auxílio à publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, edital 05/2014.
  • Processo: APL-00063-14