Análise da perda hídrica em atletas de futsal feminino

AA Trevisan, JBA Maia, DAP de Paula, AM Albertini, MVA Campos, H Miguel

Resumo


Introdução: Verificar a necessidade de reposição hídrica, analisar a adequação das estratégias utilizadas e propor estratégias nutricionais é fator fundamental para o bom desempenho e integridade da saúde de atletas.
Objetivo: Avaliar a perda hídrica em atletas de futsal durante partidas oficiais.
Metodologia: A amostra foi composta por 10 atletas de futsal do sexo feminino, integrantes da equipe da cidade de Mococa-SP; participantes de competições a nível regional (Liga RioPardense de Futsal 2015 e Jogos Regionais de São José do Rio Pardo 2015). Os dados foram coletados em cinco partidas de 40 minutos de duração, divididos em 2 tempos de 20 minutos, com intervalo de 10 minutos entre o 1º e o 2º tempo. Foi mensurada a massa corpórea antes do início do aquecimento para a partida e logo após o término da mesma. Foi controlada a quantidade de líquido ingerido e excretado e o tempo efetivo das atletas em quadra. Realizou-se analise estatística descritiva.
Resultados: Após analisar a variação de peso foi observado que a desidratação hídrica relativa (DHR) média das atletas foi de 220 ± 18 gramas, o que representou 0,33% da massa corpórea das atletas. A desidratação hídrica absoluta (DHA) foi em média de 760 ± 68 gramas, já o percentual de desidratação (%DH) indicou que a mesma representou 1,15% da massa corpórea dos atletas.
Conclusões: As partidas de futsal podem levar os praticantes a um grau de desidratação leve, o que torna evidente a necessidade de hidratação por meio de água e sem eletrólitos.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

  • Auxílio à publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, edital 05/2014.
  • Processo: APL-00063-14