Testes físicos para avaliação da agilidade: possibilidade de adaptação ao futebol

PCA Oliveira

Resumo


Introdução: O futebol é uma modalidade em que diversas qualidades físicas atuam em conjunto. A agilidade é uma qualidade presente e de fundamental importância para que um jogador tenha vantagem sobre o adversário e guarda relação com uma maior habilidade técnica, elemento fundamental para a tática individual do jogador. Assim, avaliar por meio de testes físicos o nível de agilidade do atleta permite verificar como este se encontra para a modalidade e o nível de evolução ao longo de sua formação e do efeito treinamento.
Objetivo: Identificar testes de avaliação de agilidade, através de uma revisão de literatura, que possam ser aplicados ao futebol e propor adaptações para que possam ser mais específicos às características do futebol.
Metodologia: Foi realizado um levantamento bibliográfico na base de dados Pubmed com os descritores agility and exercise e com um único filtro “humans” buscando identificar testes físicos consolidados que avaliassem a agilidade, tendo como exclusão o teste Shuttle Run por este ser bastante conhecido no meio profissional. Foram avaliados os resumos disponíveis e os respectivos artigos quando disponíveis para leitura de seu texto completo.
Resultados: Os testes mais usualmente encontrados para avaliação da agilidade nos Estados Unidos e Europa foram T-Test, Illinois Agility Test (IAT), enquanto que no Brasil o Teste do Quadrado é aplicado na bateria de testes do PROESP. Estes testes são de fácil aplicação e podem ser adaptados ao futebol, como por exemplo, ser realizados em grama natural, com chuteiras, dando assim um elemento mais ecológico ao teste. Outra possibilidade seria realizar estes testes com e sem a bola, possibilitando assim avaliar as diferenças de tempo e de forma indireta, o nível de habilidade técnica do jogador em condições de velocidade do gestual técnico. É recomendável que sejam elaboradas tabelas de classificação para atletas desta modalidade de diferentes categorias tanto para jogadores como jogadoras, visando auxiliar o processo de avaliação conjuntural.
Conclusão: Os testes T-Test, Illinois Agility Test (IAT) e Teste do Quadrado, podem ser utilizados para avaliar agilidade no futebol, sendo recomendável pequenos ajustes em sua metodologia, como o tipo de piso e calçado, a fim de adequarem às especificidades da modalidade. A proposta de uma tabela de classificação de cada um destes testes com esses ajustes e uma proposta alternativa de sua realização com a condução de bola visa identificar de forma mais ampla tanto o perfil física quanto técnico do jogador.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

  • Auxílio à publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, edital 05/2014.
  • Processo: APL-00063-14