JOGAR EM CASA PODE CONDICIONAR O RESULTADO FINAL DO JOGO?

AAS Santos, FSL Cardoso, MOC Andrade, IC Añon, IT Costa

Resumo


INTRODUÇÃO: A vantagem de se atuar como mandante em competições de futebol tem se demonstrado  um  fator  importante  para  a  obtenção  de  sucesso  dentro  de  diferentes campeonatos.
OBJETIVO: Verificar as vantagens de atuar como mandante no resultado final do jogo, além de verificar o quanto esta variável de mando de campo pode influenciar na classificação final do campeonato.
METODOLOGIA: Foram analisados 760 resultados de jogos considerando vitórias, empates e derrotas, dos 20 clubes que jogaram os Campeonatos Brasileiros da Série A nos anos de 2011 e 2012.  A coleta dos dados foi realizada em sites especializados e conteve os dados referentes as  equipes  participantes,  o  mando  de  campo  da  partida,  seus  resultados,  assim  como  a classificação final na competição. Como tratamento estatístico, foi realizada analise descritiva dos dados, e recorreu-se a utilização dos testes Shapiro-Willk, qui-quadrado e teste-t para amostras independentes. O nível de significância utilizado foi de p<0,05.
RESULTADOS: As equipes apresentaram uma maior frequência de vitórias quando jogavam com o mando de campo favorável, cerca de 48,29%. Em complemento, também foi verificado que as equipes que compunham o grupo dos mais bem colocados ao final do campeonato apresentaram  um  percentual  maior  de  pontos  em  partidas  como  mandante  (73,46%),em comparação  as  equipes  que  formavam  o  grupo  das  equipes  piores  colocadas  na competição(42,98%).
CONCLUSÃO: Jogar como mandante proporciona uma vantagem significativa para o alcance de vitórias  no  Campeonato  Brasileiro.  Este  fator  se  demonstra  importante  uma  vez  que  é determinante para diferenciar equipes melhores classificadas na competição e as equipes com maiores possibilidades de rebaixamento.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

  • Auxílio à publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, edital 05/2014.
  • Processo: APL-00063-14