PÚBLICO PRESENTE NOS ESTÁDIOS DE FUTEBOL: UM EFEITO COMPARATIVO DO CAMPEONATO BRASILEIRO COM AS LIGAS EUROPÉIAS

HD Vianna, VL Gonçalves

Resumo


Introdução:O futebol é o desporto mais popular do mundo e embora tenha chegado ao Brasil por  meio de membros da elite do país,  ao decorrer dos anos,  se tornou uma prática  popular.
Tendo a torcida um papel  relevante durante as partidas para o espetáculo,  pesquisadores têm demonstrado  interesse  pelo  comportamento  dos  torcedorescontribuindopara  um  melhor  entendimento das motivações de consumo.
Objetivo:  O  objetivo  do  estudo  é  analisar  o  público  presente  nos  estádios  de  futebol,  realizando uma comparação do campeonato brasileiro com as ligas européias.
Metodologia:Acoleta  dos  dados  foi  realizada  de  modo  qualitativo,  sendo  obtida  através  de documentos  de  informações  públicas  e  sem  tratamento  analítico.  Devido  a  uma  limitação documental, o estudo utilizou amostras do ano de 2012 a 2017.
Resultados:Os resultados indicam que a taxa média de ocupação dos  estádios brasileiros entre os anos de 2012 e 2017 sempre esteve abaixo dos 45%, tendo melhor desempenho em 2012 e 2017.  No  caso  dos  estádios  europeus,  nos  últimos  7  anos  a  ocupação  média  manteve-se elevada,  sendo  impulsionado  pela  Premier  League  (94%),  Bundesliga  (93%)  e  La  Liga  (71%).
Conclusão:O  público  presente  nos  estádios  de  futebol  no Campeonato  Brasileiro  é  bem inferior ao observado em diferentes ligas européias.A grande diferença da taxa de ocupação entre as principais ligas europeias e o Campeonato Brasileiro Série A pode ser explicado por
conta  das  dificuldades  impostas  para  se  chegar  ao  local  do  jogo,  horário  marcado  para  as partidas e os serviços que são oferecidos nos estádios de futebol.

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  • Auxílio à publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, edital 05/2014.
  • Processo: APL-00063-14