ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DO MOMENTO DE MARCAÇÃO DO PRIMEIRO GOL NO RESULTADO DA PARTIDA

OHA Pereira, I Anon

Resumo


Objetivos: O presente estudo pretende verificar a influência da marcação do primeiro gol em diferentes momentos da partida sobre o placar final de jogos da Copa do Mundo FIFA.
Metodologia: A amostra foi constituída pelos jogos das edições 2010-2018 da competição, disponíveis no site da FIFA em seus relatórios oficiais. Foram coletados o tempo de marcação dos primeiros gols e o resultado final das partidas. Considerou-se apenas os primeiros gols marcados  nos  minutos  regulamentares  e  acréscimos,  excluindo-se  os  ocorridos  na prorrogação. Subdividiu-se o tempo de jogo em 6 intervalos de 15 minutos cada.Como padrão, estabeleceu-se a porcentagem dos resultados (vitória, empate e derrota) obtida no conjunto total observado e intervalos de tempo.Aplicou-se o teste não paramétrico qui-quadrado (x2) para comparação da diferença estatística, com nível de significância de p<0,05.
Resultados: A porcentagem de vitórias aumentou quando o primeiro gol ocorreu após os 61 minutos. Na comparação entre os dados gerais de realização do primeiro gol e os momentos de  obtenção  nos  intervalos  de  tempo,  em  todas  as  fases  da  competição,somente  houve diferença estatisticamente significativa referente ao intervalo de 0 a 15 minutos:omenor em porcentagem de vitórias e o maior em porcentagem de empates.
Conclusões:  Marcar  primeiro  eleva  a  probabilidade  de  vitória  nos  jogos  das  Copas  do Mundo.Esta probabilidade varia conforme o momento de obtenção da vantagem inicial no placar. As probabilidades de vitória são maiores quando esta vantagem é obtida próximo do final da partida.

Texto completo: PDF PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

  • Auxílio à publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, edital 05/2014.
  • Processo: APL-00063-14