TREINAMENTO DE FUTEBOL: A INFLUÊNCIA DOS JOGOS REDUZIDOS E CONDICIONADOS NO PROCESSO DEAPRENDIZAGEM DO JOGADOR DE FUTEBOL −UMA REVISÃO DA LITERATURA
Resumo
Introdução: O futebol é um jogo complexo,com rendimento transdimensional. O jogador precisa ter conhecimento das ações para jogar e tomar decisões eficientes, e essa aquisição e evolução do conhecimento passam pelos treinamentos.
Objetivo: Diagnosticar a influência dos jogos reduzidos e condicionados no processo de aprendizagem do jogador de futebol.
Métodos: Foi realizada uma revisão de literatura por meio de fontes eletrônicas em banco de dados como Lilacs, Bireme, Scielo e Google Acadêmico, além dos acervos utilizados, através das bibliotecas locais. Os critérios de seleção das publicações foram com temática pertinente, publicados entre os anos de 2006 e 2019 foram incluídos. Inicialmente foram encontrados 52 artigos e dois livros, sendo excluídos 24 artigos, por não estarem de acordo com o tema ou fora do período estipulado para seleção, restando somente 28 artigos e dois livros.
Resultados: A maioria das pesquisas mostra os benefícios dos jogos reduzidos na evolução da aprendizagem pelo jogador, gerando uma neuroplasticidade na compreensão dos princípios táticos fundamentais, que varia conforme a idade e a posição dos jogadores. A dimensão do campo influencia na aprendizagem. Tática e aspecto cognitivo são interdependentes.
Conclusão: Os jogos reduzidos são efetivos no processo de aprendizagem do jogador de futebol, bem como no ensino da dimensão tática, através dos princípios táticos fundamentais, respeitando variáveis como idade e regras.
Objetivo: Diagnosticar a influência dos jogos reduzidos e condicionados no processo de aprendizagem do jogador de futebol.
Métodos: Foi realizada uma revisão de literatura por meio de fontes eletrônicas em banco de dados como Lilacs, Bireme, Scielo e Google Acadêmico, além dos acervos utilizados, através das bibliotecas locais. Os critérios de seleção das publicações foram com temática pertinente, publicados entre os anos de 2006 e 2019 foram incluídos. Inicialmente foram encontrados 52 artigos e dois livros, sendo excluídos 24 artigos, por não estarem de acordo com o tema ou fora do período estipulado para seleção, restando somente 28 artigos e dois livros.
Resultados: A maioria das pesquisas mostra os benefícios dos jogos reduzidos na evolução da aprendizagem pelo jogador, gerando uma neuroplasticidade na compreensão dos princípios táticos fundamentais, que varia conforme a idade e a posição dos jogadores. A dimensão do campo influencia na aprendizagem. Tática e aspecto cognitivo são interdependentes.
Conclusão: Os jogos reduzidos são efetivos no processo de aprendizagem do jogador de futebol, bem como no ensino da dimensão tática, através dos princípios táticos fundamentais, respeitando variáveis como idade e regras.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
- Auxílio à publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, edital 05/2014.
- Processo: APL-00063-14