Fatores que influenciam a não profissionalização dejovens talentos no futebol

RAP Guerra, MJ Souza

Resumo


Objetivo:  O presente estudo objetivou analisar os fatores preponderantes e decisivos na tentativa de seguir na carreira futebolística, tendo como meta o profissionalismo dos atletas.

Amostra:  Foi composta por trinta (30) jovens do sexo masculino, todos solteiros com idade entre 18 e 24 anos, com experiência em categorias de base em times do interior de Minas Gerais.

Métodos:  Entrevista mista,  dois questionamentos, sendo o primeiro relacionado à influência do talento no recrutamento profissional e o segundo aos principais motivos da  não permanência e/ou profissionalização dos mesmos  nesta modalidade esportiva.

Resultados:Foram entrevistados 30 garotos sendo que todos, ou seja, 100%, afirmaram que apenas o talento não basta para se tornar profissional. 30% atribuíram como principal motivo à falta de um empresário; 26,6% indicaram a necessidade de maior incentivo financeiro; 16,6 % afirmaram que as condições estruturais do clube de futebol são fatores decisivos; 16,6 % atribuíram à falta de apoio direto da família; 10% disseram apenas que faltou “sorte”.

Conclusões:  Constatamos que para se tornar jogador profissional, não basta ter talento  e que isso é apenas um pré-requisito.O mundo do futebol esta cercado por interesses onde o saber jogar de forma primorosa deu lugar ao capitalismo, onde ter ou não influência e/ou capital, é que faz a grande diferença para que um jovem chegue ao profissionalismo no futebol. Por meio das respostas coletadas, concluímos que a falta de empresários, falta de incentivo financeiro e a estrutura dos clubes de futebol, mostraram-se como os fatores determinantes para a não profissionalização dos atletas, associado à falta de apoio da família e a sorte.


Palavras-chave


Futebol, talento, fatores extra campo, profissionalização.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

  • Auxílio à publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, edital 05/2014.
  • Processo: APL-00063-14