COMPARAÇÃO DO COMPORTAMENTO TÉCNICO OFENSIVO ENTRE JOGADORES DE FUTEBOL EM JOGOS REDUZIDOS EM DIFERENTES CATEGORIAS

PA Sampaio, IT Costa

Resumo


Introdução: A técnica pode ser entendida como a execução de um fundamento dentro do jogo para alcance de um determinado objetivo. Ela está relacionada diretamente tanto ao modo de execução (eficiência), quando ao alcance do objetivo (eficácia).
Objetivo: Analisar o comportamento técnico ofensivo entre as categorias Sub-11, Sub-13, Sub-15 em jogos reduzidos (GR+3 vs. 3+GR) de futebol no sentido de verificar as possíveis diferenças na realização das ações técnicas ofensivas entre os diferentes períodos de formação.
Metodologia: Participaram deste estudo 84 jogadores de futebol do sexo masculino das categorias de base de clubes, sendo divididos em Sub-11 (n=30), Sub-13 (n=24) e Sub-15 (n=30). Como critério de inclusão da amostra foi considerado: (i) participar de treinamento sistematizado de pelo menos 3 vezes por semana e participar de campeonatos a nível estadual ou nacional. As variáveis ofensivas foram analisadas através da análise notacional dos jogos reduzidos gravados, sendo elas: Chute; Passe; Condução; Drible e Recepção. Para análise estatística utilizou-se os testes ANOVA One-Way para as amostras independentes e o teste de Mann-Whitney para comparar se houveram diferenças significativas entre a realização das ações técnicas ofensivas entre as diferentes categorias, considerando (p <0,05).
Resultados: Foram registradas 1142 ações técnicas ofensivas. Somente a ação técnica de Recepção apresentou diferenças significativas entre as categorias, com vantagem para a categoria Sub-13 apresentou valores superiores nesse mesmo aspecto em comparação com as demais.
Conclusão: A categoria Sub-13 em relação às categorias Sub-11 e Sub-15 apresentou melhor desempenho na ação técnica de Recepção.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

  • Auxílio à publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, edital 05/2014.
  • Processo: APL-00063-14