ALTERAÇÕES NA COMPOSIÇÃO CORPORAL E CAPACIDADE AERÓBIA DE JOGADORES DE FUTEBOL PROFISSIONAL SUBMETIDOS AO ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL DURANTE A PRÉ- TEMPORADA

TMM Silva, WC de Abreu, EM Pimenta, SF da Silva

Resumo


Introdução: Jogadores de futebol precisam ter alto nível de aptidão física para conseguir suportar as grandes demandas de treinamento e competições. Com isso, a nutrição esportiva tem se consolidado como uma ferramenta importante para aprimorar o rendimento dos atletas por meio da alimentação, seja pela composição corporal, prevenção de lesões, aceleração na recuperação ou pela correta utilização dos nutrientes, gerando energia de forma mais eficiente.
Objetivo: Avaliar os efeitos do acompanhamento nutricional sobre a composição corporal e capacidade física de jogadores de futebol profissionais durante a pré-temporada.
Metodologia: Um total de 26 jogadores de futebol profissional de um clube de primeira divisão do campeonato mineiro tiveram seus conhecimentos nutricionais e alimentação prévia avaliados e, então, iniciaram o acompanhamento nutricional ao longo de uma pré-temporada; foi feita a avaliação antropométrica, em que se estabeleceu o percentual de gordura pela técnica de aferição de pregas cutâneas, utilizando protocolo de Pollock, em cinco momentos durante a pré-temporada, bem como a avaliação de VO2máx em dois momentos pelo teste incremental em esteira – aferições realizadas ao longo de cinco meses. Na análise estatística, foi testada a normalidade através do teste de Kolmogorov-Smirnov para validar a utilização de teste paramétrico, e na comparação do percentual de gordura e VO2máx utilizou-se o teste t pareado. Para avaliar se houve diferença significativa, foi usada a ANOVA, considerando nível de significância p<0,05.
Resultados: Os atletas avaliados consumiam dieta hipocalórica (2.021 ± 663 kcal/dia) e hipoglicídica (3,20 ± 1,45 g/kg/dia CHO) antes da intervenção nutricional, quando relacionada à recomendação para esse público. Após a prescrição dos planos alimentares adequados à modalidade e individualizados, observou-se boa aceitação da alimentação (3.725 ± 543 kcal/dia; 8,2 ± 1,1 g/kg/dia CHO), com diminuição significativa no percentual de gordura [11,35 vs. 10,34 %] e melhora significativa [52,22 vs. 53,77 ml(kg.min)-1] no desempenho aeróbico ao longo da pré-temporada.
Conclusão: A intervenção nutricional individualizada com jogadores de futebol profissional ao longo de uma pré-temporada pode contribuir para promover melhora significativa da composição corporal e do desempenho aeróbico.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

  • Auxílio à publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, edital 05/2014.
  • Processo: APL-00063-14