INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO BASEADO EM PRINCÍPIOS NO DESEMPENHO TÁTICO DE JOVENS JOGADORES DE FUTEBOL

YC da Costa, F Dambroz, FSL Cardoso

Resumo


Introdução: Os princípios táticos são um conjunto de normas sobre o jogo que proporcionam aos jogadores a possibilidade de atingirem rapidamente soluções táticas para os problemas advindos da situação que defrontam. Sendo assim, durante o processo de formação, os treinadores devem buscar estruturar o treino com base na lógica do jogo. Dessa maneira, compreender o efeito do treinamento estruturado sobre o desempenho tático de jovens jogadores de futebol se faz importante visando qualificar o processo de avaliação e desenvolvimento dos jogadores.
Objetivo: Verificar a influência do treinamento com base nos princípios táticos fundamentais do jogo de futebol sobre o desempenho tático de jovens jogadores de diferentes posições.
Método: Uma amostra de conveniência de 22 jogadores da categoria Sub-13 categorizados de acordo com o estatuto posicional: defensores (n = 7), meio campistas (n = 8) e atacantes (n = 7), todos de uma mesma equipe de base de um clube de futebol formador dos Estados Unidos. Os jogadores foram submetidos a dez sessões de treinamento com base nos princípios táticos fundamentais. Em sessões de treino de 90 minutos com diversas atividades os princípios táticos foram trabalhados na seguinte proporção: penetração (120 min); cobertura ofensiva (205 min); mobilidade (140 min), espaço (280 min), unidade ofensiva (115 min); contenção (180 min), cobertura defensiva (220 min), equilíbrio (230 min), concentração (95 min), unidade defensiva (155 min). O desempenho tático foi avaliado pré e pós o periodo de intervenção através do FUT-SAT. Foram realizados o teste de normalidade Kolmogorov-Smirnov, o Teste t pareado e Wilcoxon para análise estatística. O nível de significância adotado foi p < 0,05.
Resultado: Os resultados mostraram que após 10 sessões de treinamento, os defensores apresentaram diminuição no percentual de erro na realização dos princípios táticos equilíbrio defensivo, concentração e unidade defensiva. Por outro lado, os meio campistas e atacantes não apresentaram nenhuma diferença significativa nos princípios táticos avaliados.
Conclusão: O desempenho tático de jovens jogadores de futebol dos Estados Unidos não se mostrou suscetivel à alteração após dez sessões de treinamento baseado nos princípios táticos fundamentais do jogo de futebol. De modo geral, apenas os defensores apresentaram aumento no desempenho tático, não havendo alterações no desempenho tático nos demais jogadores.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

  • Auxílio à publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, edital 05/2014.
  • Processo: APL-00063-14