RELAÇÃO ENTRE VALOR DE MERCADO E DESEMPENHO ESPORTIVO DE CLUBES DA SÉRIE B NO CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL

BC Coelho, LB Leite, LMT Rezende, LL Soares, GA Pussieldi

Resumo


Introdução: O futebol tem movimentado milhões de reais em todo o mundo. Portanto, é necessário investigar se existe influência entre as variáveis econômicas e sua relação com o desempenho esportivo, especialmente entre as equipes que participam da série B do Campeonato Brasileiro, por terem uma realidade financeira bem diferente das equipes da série A.
Objetivo: Avaliar a relação entre valor de mercado e desempenho esportivo de clubes de futebol da série B do campeonato brasileiro durante cinco temporadas entre 2016 e 2020, e verificar se há diferença entre o valor de mercado dos clubes que subiram para a primeira divisão do campeonato brasileiro da série A e os clubes que desceram para a terceira divisão do campeonato brasileiro da série C.
Metodologia: A amostra foi composta pelos clubes que disputaram o Campeonato Brasileiro de futebol masculino da série B nas temporadas de 2016, 2017, 2018, 2019 e 2020. A coleta de dados foi realizada através do site Transfermarkt. Para avaliar a normalidade dos dados, utilizou-se o teste de ShapiroWilk. Para as variáveis que apresentaram distribuição não normal (valor de mercado de todos os clubes e pontuação final) utilizou-se o teste Kruskal-Wallis com post hoc Dunn para avaliar a diferença entre o valor de mercado dos clubes ao longo dos anos e correlação de Spearman para avaliar a relação entre o valor de mercado e desempenho esportivo dos clubes. Para as variáveis que apresentaram distribuição normal (valor de mercado dos 4 clubes que subiram e dos 4 clubes que desceram de divisão) utilizou-se o testes t de Student. Foi utilizado um nível de significância de 5%.
Resultados: Observou-se que não houve diferença significativa no valor de mercado total de todos os clubes entre as temporadas analisadas. Porém, houve uma diferença significativa entre o valor de mercado dos clubes que subiram para a primeira divisão do campeonato brasileiro da série A e os clubes que desceram para a terceira divisão da série C apenas na temporada de 2018. Observou-se também que não houve correlação significativa entre o valor de mercado e o desempenho esportivo dos clubes em nenhuma das temporadas analisadas.
Conclusão: Não foi encontrada correlação entre o valor de mercado dos clubes e a classificação final do Campeonato Brasileiro da série B dos últimos 5 anos, houve apenas uma diferença entre o valor de mercado dos clubes que subiram para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro da série A e dos clubes que desceram para a terceira divisão da série C no ano de 2018. Dessa forma, outros fatores além da questão financeira atuam no sucesso de uma equipe neste campeonato e que merecem análises complementares.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

  • Auxílio à publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, edital 05/2014.
  • Processo: APL-00063-14