BASES FISIOLÓGICAS DA APLICAÇÃO DA TERMOGRAFIA PARA CONTROLE DE CARGA NO FUTEBOL: UMA BREVE REVISÃO

AG da Silva, HHT Reis, JCB Marins

Resumo


Introdução: A termografia tem sido recentemente proposta na literatura como uma ferramenta não invasiva de avaliação da recuperação muscular em futebolistas, já que aumentos na temperatura da pele têm sido associados à resposta inflamatória induzida por treinamentos e jogos.

Objetivo: Apresentar a base fisiológica teórica que fundamenta a aplicação da termografia como uma ferramenta de monitoramento da recuperação muscular no futebol e, consequentemente, de controle de carga de treinamento.

Métodos: Trata-se de uma revisão narrativa e crítica estruturada em 3 tópicos, sendo eles: a) aspectos básicos sobre o dano muscular induzido pelo exercício (DMIE); b) resposta inflamatória subsequente ao DMIE para reparo/regeneração muscular; c) síntese dos estudos que analisaram a resposta da temperatura da pele no período de recuperação após partidas ou treinamentos de futebol. O conteúdo tomou como referência uma busca realizada nas bases de dados Pubmed, Scielo, Science Direct e Google Acadêmico, combinando os descritores “thermography” OR “thermal image”, AND “soccer” OR “muscle fatigue”.

Resultados: Há fundamentos fisiológicos coerentes na literatura sustentando que a resposta inflamatória induzida pelo jogo cause um aumento na temperatura da pele, já que a inflamação aumenta a produção de calor na musculatura exercitada. A maior produção de calor ocorre devido a processos fisiológicos que acompanham a inflamação, como uma maior atividade metabólica local, vasodilatação e maior fluxo sanguíneo. Esse comportamento ficou evidente em partidas de futebol,que levaram a um aumento na temperatura da pele de membros inferiores, que pode durar de 24 h até 48 h após os jogos. Além disso, o efeito térmico parece ser exacerbado em sequências de jogos realizados com curto intervalo de recuperação.

Conclusão: Existe um fundamento fisiológico sólido para que a termografia possa ser utilizada como forma de controle do dano muscular decorrente do treino e competição no futebol, sendo uma ferramenta interessante para seu emprego de forma estendida nessa modalidade.Contudo, como essa é uma área de investigação recente, mais pesquisas são necessárias para consolidar a relação da resposta térmica durante o período de recuperação com marcadores de dano muscular e inflamação.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

  • Auxílio à publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, edital 05/2014.
  • Processo: APL-00063-14