TESTE DE LÉGER: VALORES NORMATIVOS PARA JOGADORES DE FUTEBOL DAS CATEGORIAS SUB-13, SUB-15, SUB-17 DE UM CLUBE FORMADOR

IA Paiva, FAM Dias, JCB Marins

Resumo


Introdução: O futebol é uma modalidade intermitente, acíclica e predominantemente aeróbico. O VO2MÁX é um fator determinante para performance de atletas da modalidade e espera-se que o mesmo varie em função de alguns aspectos como a idade e a função tática.

Objetivo: Estabelecer o perfil de VO2MÁX em jovens futebolistas de um clube formador verificando a influência de diferentes idades, categorias e posições, através da aplicação do teste de Léger.

Metodologia: Participaram do estudo 49 jovens futebolistas (14,7 ± 1,6 anos) de linha que atuam em um clube formador, do interior de Minas Gerais, oriundos de três categorias, sub-13 (n = 15), sub-15 (n = 18)  e sub-17 ( n = 16). Trata-se de um estudo transversal, no qual utilizou-se o protocolo de Léger para a determinação do VO2MÁX. Adotou-se a estatística descritiva das variáveis monitorada sem conjunto com o teste de ANOVA para comparação entre as diferentes categorias e funções táticas, com um nível de significância de 5%.

Resultados: Foi observado um VO2MÁX médio de 49,25 ± 2,9 ml (kg. min) -1 para o sub-13, de 51,58 ± 3,3 ml (kg. min) -1 para o sub-15, de 49,56 ± 2,8 ml (kg. min) -1 para o sub-17, não sendo observadas diferenças estatísticas significativas nos valores de VO2MÁX entre as diferentes categorias. Também não houve correlação entre a idade e o VO2MÁX. Quanto as diferentes funções táticas analisadas também não foram observadas diferenças estatísticas significativas. A curva percentil aponta que um ponto médio de 50 ml (kg. min) -1 pode ser estabelecido como critério mínimo de admissão para uma dinâmica de treino entre os jovens jogadores, sendo ideal igual ou superior aos 55 ml (kg. min) -1, considerando um percentil 90.

Conclusão: Quanto ao VO2MÁX de um clube formador no interior de MG o fator idade entre as diferentes categorias não foi determinante, assim como a função tática desempenhada.  Não foi possível correlacionar o VO2MÁX com a idade. A curva percentil aponta que um ponto médio de 50 ml (kg. min)-1 pode ser estabelecido como critério mínimo de admissão para uma dinâmica de treino entre os jovens jogadores, sendo o ideal igual ou superior aos 55 ml (kg. min) -1.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

  • Auxílio à publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, edital 05/2014.
  • Processo: APL-00063-14