COMPARAÇÃO DA POSSE DE BOLA EM DIFERENTES SETORES DO CAMPO DE FUTEBOL EM EQUIPES VENCEDORAS VS. PERDEDORAS

DA Borba, DG Fernandes, LC Espirito Santo, JVV Salgado

Resumo


Introdução: No futebol, a posse de bola é a capacidade de manter a bola sem perdê-la para o adversário. Ter a posse de bola permite à equipe finalizar ao gol, controlar o ritmo de jogo e impede as ações ofensivas do adversário. Assim, manter a posse de bola por mais tempo que o adversário pode ser uma boa estratégia para o sucesso em partidas de futebol.

Objetivo: Comparar a posse de bola em diferentes setores do campo em equipes vencedoras e perdedoras.

Metodologia: Trata-se de um estudo observacional transversal. A amostra foi composta por 82 jogos da Copa do Mundo de 2014 e 2018. Como métodos, as equipes foram organizadas nos grupos vitória (GV, n= 82) e derrota (GP, n= 82). Os empates não foram utilizados. Em seguida foram registrados os valores de posse de bola: total, no setor de defesa, no meio de campo e no setor de ataque, para cada grupo. Os grupos GV e GP também foram separados considerando a posse de bola abaixo e acima do percentil 25 vs. Percentil 75 e percentil 20 vs. Percentil 80. Todas as informações foram extraídas da página oficial da web da Federação Internacional de Futebol e Associados no período de 28 a 30 de março de 2021.

Resultados: GV apresentou maior tempo total de posse de bola (52,5%) comparado a GP (48,3%) (p<0,05). Houve correlação negativa e moderada entre tempo total de posse de bola e tempo de posse de bola no setor de defesa (r= -0,62).

Conclusão: Equipes que vencem apresentam maior tempo total de posse de bola em comparação às equipes perdedoras, mas não entre diferentes setores do campo de futebol.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

  • Auxílio à publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, edital 05/2014.
  • Processo: APL-00063-14