COMO O SCOUT TÉCNICO PODE AJUDAR A ENTENDER O RESULTADO FINAL DAS PARTIDAS REALIZADAS NA COPA DO MUNDO DE FUTEBOL FIFA – SUB17

M Matos, VR Machado, PA Sampaio, T Elói, F Cardoso

Resumo


Introdução: O scout técnico é uma importante ferramenta para direcionar os processos de treinamento e modificar estratégias no decorrer dos jogos. As variáveis observadas e analisadas pelo scout técnico, pode servir de indicador para o entendimento de aspectos que condicionam os resultados dos jogos.

 

Objetivo: Identificar como o scout técnico pode ajudar a entender o resultado final das partidas realizadas na Copa do Mundo Sub-17 de 2019.

 

Metodologia: A amostra foi composta por 52 jogos realizados durante a Copa do Mundo de Futebol FIFA® - Sub- 17 no ano de 2019. Foram analisadas 11 variáveis fornecidas pelo sistema da OPTA© e disponíveis no site da FIFA - https://pt.fifa.com/u17worldcup/ - (Número de gols; Chutes certos; Chutes para fora; Chutes bloqueados; Bolas na trave; Escanteios; Impedimentos; Posse de bola; Cartões amarelos; Cartões vermelhos e Faltas cometidas). Os dados coletados foram registrados em planilhas do software Excel para Windows® 2016. Para a verificação da normalidade de distribuição dos dados, utilizou-se o teste de Kolmogorov-Smirnov. Para análise inferencial foram utilizados os testes de Kruskal-Wallis, Mann-Whitneye correlação de Pearson. Utilizou-se o Software SPSS 24.0 e o índice de significância de p<0,005.

Resultados: Os resultados indicam que as variáveis (Gols, Chutes, Chutes certos e Chutes para fora) tem uma associação mais forte com relação ao resultado final das partidas. Além disso os dados de correlação apontam para uma correlação moderada e positiva entre os resultados e o número de gols; correlação baixa e positiva entre os resultados e o número de chutes, chutes certos e chutes para fora. Também foi observada correlação baixa e positiva entre os resultados e a posse de bola. Por fim, foi observada uma correlação baixa e negativa entre os resultados e o número de cartões amarelos.

Conclusão: As equipes que apresentam melhores índices nas variáveis (Gols, Chutes, Chutes certos e Chutes para fora) apresentaram melhores chances de vitória nas partidas Copa do Mundo de Futebol FIFA® - Sub- 17 no ano de 2019.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

  • Auxílio à publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, edital 05/2014.
  • Processo: APL-00063-14