O CENÁRIO DO DESEMPREGO DE JOGADORES PROFISSIONAIS DE FUTEBOL BRASILEIRO DURANTE A TEMPORADA 2019

TN Souza, SCR Santos, PD Alvares, AR Oliveira, T Banja, CE Veneroso, CET Cabido

Resumo


Introdução: O desemprego é uma realidade que atinge diversos setores da sociedade, inclusive o futebol.Atletas que se dedicaram unicamente ao esporte competitivo, ao encerrarem a carreira, têm a vida financeira afetada negativamente, devido a dificuldades de reinserção no mercado de trabalho.

Objetivo: Quantificar o desemprego de atletas brasileiros de futebol profissional durante a temporada competitiva de 2019 entre as séries do Campeonato Brasileiro.

Metodologia: O presente estudo é uma pesquisa documental com abordagem quantitativa de documentos primários. Foram analisadas 128 equipes profissionais, que disputaram os Campeonatos Estaduais, Campeonato Brasileiro de Futebol dividido entre as séries A (20), B (20), C (20) e D (68), além dos campeonatos continentais. Foi realizado um levantamento de dados dos atletas em sites oficiais das equipes brasileiras no primeiro e no segundo semestre de 2019. Foram excluídas equipes profissionais que participavam apenas dos campeonatos estaduais. Foi considerado como desempregado o atleta que não permaneceu na equipe de origem e não foi encontrado em outro clube dentro das divisões avaliadas.

Resultados: Frente a um quantitativo que era de 3.428 atletas empregados no primeiro semestre, foi encontrada uma redução de 3,7% na Série A, aumento de 8,3% na Série B e redução de 25,1% na Série C e 16,5% na Série D, totalizando 391 (11,4%) dispensas entre os períodos avaliados.

Conclusão: Há aumento no número de atletas desempregados do primeiro para o segundo semestre competitivo, principalmente nas séries C e D.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

  • Auxílio à publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, edital 05/2014.
  • Processo: APL-00063-14