REBAIXAMENTOS E ACESSOS NO CAMPEONATO BRASILEIRO: GRANDES RESULTADOS NA SÉRIE B E DIFICULDADES NA SÉRIE A
Resumo
Introdução: O futebol vem evoluindo na busca de ferramentas para auxiliar no alcance de melhores resultados, tendo os números como aliado na compreensão e avaliação do futebol. As equipes enfrentam em cada temporada problemas/situações que influenciam os resultados nas competições, os quais podem determinar o acesso ou rebaixamento na divisão disputada.
Objetivo: Analisar e discutir a ocorrência de frequência de rebaixamentos e acessos nas Séries A e B do Campeonato Brasileiro.
Metodologia: O presente estudo possui caráter de pesquisa descritiva. Foram analisadas as frequências de rebaixamentos e acessos entre 2003 e 2020 do Campeonato Brasileiro Séries A e B do futebol masculino profissional. Foram recolhidas e analisadas, por meio dos sites gratuitos SofaScore e Globo Esporte, as posições das equipes da Série A do Campeonato Brasileiro que obtiveram o acesso no ano anterior. Foi realizada também a análise descritiva com as frequências das equipes envolvidas nos rebaixamentos da Série A para a Série B e no acesso da Série B para a Série A.
Resultados: Identificou-se rápida mudança ou instabilidade de se manterem em alguma divisão das equipes com mais de um rebaixamento e acesso na “era dos pontos corridos”. Além disso, constatou-se dificuldade de as equipes que obtiveram o acesso pela Série B conquistarem melhores posições no ano seguinte na Série A.
Conclusão: Há dificuldade das equipes se manterem na Série A logo após alcançarem o acesso, bem como instabilidade delas em permanecerem nas divisões.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
- Auxílio à publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, edital 05/2014.
- Processo: APL-00063-14