AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DE JOVENS JOGADORES DE FUTEBOL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

E Gonçalves, H Sarmento, IT Costa, A Tessitore, AJ Figueiredo

Resumo


Introdução: A compreensão do Futebol passa pela necessidade de avaliar e monitorar os jogadores, bem como os métodos e meios empregados no processo de desenvolvimento desses jovens.

Objetivo: O objetivo dessa revisão sistemática é sintetizar os principais resultados encontrados, bem como identificar os principais métodos usados para avaliar e monitorar jovens jogadores de futebol, das categorias Sub-12 à Sub-19, em estudos científicos publicados entre os anos de 2015 a 2018, de acordo com as normas do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-analyzes (PRISMA).

 

Metodologia: As bases de dados Web of Science, a SportDiscus  e a Scopus foram pesquisadas para a obtenção de estudos relevantes, usando as seguintes palavras-chave: “Soccer” AND “Football”, associadas aos termos: matur* OR “biological matur*” OR you* OR growth OR “physical fitness” OR “physical performance” OR functional OR “athletic ability testing” OR anthropom* OR “talent selection” OR “talent identification” OR SSG OR “Small and conditioned Games” OR “systematic observation” OR “time-use analysis” OR “skill acquisition” OR “development pathways” OR “training session”.

Resultados: Após as buscas, foram encontrados 9070 estudos, dos quais 131 foram selecionados para fazer parte dessa revisão.

 

Conclusão: Conclui-se que, nos últimos dez anos, é cada vez mais frequente a utilização da tecnologia nas Ciências do Esporte, especificamente no contexto do futebol. Entretanto, a análise das capacidades físicas continuam sendo o foco dos estudos com jovens jogadores de futebol. O método mais utilizado para avaliar os jogos reduzidos e condicionais foi o Sistema de Avaliação Tática no Futebol (FUT-SAT). Por outro lado, as análises de interações e da atividade dos jogadores forma mais exploradas em jogos em formato oficial. Foi possível observar que a maturação biológica foi controlada em vários estudos, entretanto, as sessões de treino ainda são pouco relatadas por estudos com alta qualidade metodológica.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

  • Auxílio à publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, edital 05/2014.
  • Processo: APL-00063-14