Estado nutricional e perfil alimentar de atletas defutsal de diferentes cidades do interior de Minas Gerais

DF Quintão, GC Oliveira, SA Silva, JCB Marins

Resumo


Objetivo:Avaliar o estado nutricional e a ingestão alimentar diária dos macronutrientes em jogadores de futsal amador.

Metodologia: A amostra foi composta por 70 atletas de seis municípios do interior Minas Gerais, sendo 38 do sexo masculino (22,16 ± 2,96 anos) e 32 do sexo feminino(21,15 ± 2,23 anos). Foi realizado um recordatório de 24hs, onde foram analisadas as quantidades dos macronutrientes ingeridos. Peso e altura foram referidos por cada  atleta para o cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal) e da NED (Necessidade Energética Diária), com o fator de atividade física. Na análise estatística foi utilizada estatística descritiva.

Resultados:Das atletas avaliadas, apenas 29% apresentaram um  consumo diário de energia dentro das necessidades reais, e entre os homens, somente 26,3%. Os homens  tiveram uma maior tendência (26,3%) para o sobrepeso e obesidade frente às mulheres (12,5%). Apenas 15,7%  dos atletas amadores ingeriram a quantidade recomendada de proteína. A grande maioria (89,5%) dos atletas consumiram fontes de carboidrato abaixo da faixa recomendada, assim como as 81,25% das atletas. Ambos os sexos apresentaram uma alta ingestão de lipídeos, 62,5% do sexo feminino e 55,3% do sexo masculino ultrapassaram o limite dos 30%.

Conclusão:O estado nutricional e adequação do consumo de macronutrientes observados nestes jogadores, de ambos os sexos, não estão adequados tanto para uma condição de atleta como de saúde.


Palavras-chave


futsal, futebol, avaliação nutricional, nutrição esportiva, atletas.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

  • Auxílio à publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, edital 05/2014.
  • Processo: APL-00063-14