COMO O TREINAMENTO PAUTADO NOS PRINCÍPIOS TÁTICOS FUNDAMENTAIS INFLUENCIA NA EFICIÊNCIA DO COMPORTAMENTO TÁTICO DE JOVENS JOGADORES DE FUTEBOL

AP Lemos, MF Lima, PLS Castro, MG Lima, FSL Cardoso

Resumo


Introdução: A aleatoriedade e imprevisibilidade do futebol destacam a importância da dimensão tática como um aliado para que equipes e atletas tomem melhores decisões, interferindo diretamente nos êxitos dentro de campo.

Objetivo: Identificar quais princípios táticos fundamentais apresentam modificações após 20 sessões de treino na categoria Sub-13 de futebol masculino.

Amostra: Uma amostra de conveniência foi composta por 24 jogadores de futebol da categoria Sub-13, com média de idade de 12,4 ± 0,8 anos e em torno de 4,1 ± 3,5 anos de prática na modalidade, participantes de um programa sistemático de treinamento com no mínimo três sessões de treino semanais e inscritos em campeonatos de nível estadual ou nacional.

Métodos: O instrumento utilizado foi o FUT-SAT, para avaliar o desempenho tático dos jogadores de futebol. Foram realizadas as avaliações dos jogadores durante 40 dias, totalizando 20 sessões de treino. As avaliações foram feitas em dois momentos: antes do treinamento e após os 20 dias de treinamentos estruturados com base nos princípios táticos fundamentais do jogo.  Foi realizada estatística descritiva e os testes inferenciais de Kolmogorov-Smirnov, Wilcoxon e Kappa de Cohen.Foi adotado o nível de significância de p<. 0,05. O tratamento dos dados foi feito através do software SPSS 24.0.

Resultados: Os resultados apontam para diferenças significativas no desempenho tático dos jogadores nos princípios de Penetração, Espaço com Bola, Mobilidade de Ruptura, Contenção e Equilíbrio de Recuperação. Para os princípios de Penetração, Mobilidade de Ruptura e Contenção, foram observadas melhorias após as sessões de treinamento. Já para os princípios de Espaço com Bola e Equilíbrio de Recuperação, foram notadas quedas no desempenho.

Conclusões: Jogadores de futebol da categoria Sub-13 apresentaram melhoria no desempenho tático de alguns princípios quando submetidos a uma sequência pedagógica de conteúdos táticos com ênfase nos princípios fundamentais do jogo de futebol. Contudo, pode ocorrer queda de desempenho em outros princípios táticos.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

  • Auxílio à publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, edital 05/2014.
  • Processo: APL-00063-14