ANÁLISE DOS PADRÕES DE JOGO OFENSIVO DOS GOLS DO CLUBE ATLÉTICO MINEIRO NO CAMPEONATO BRASILEIRO E NA COPA DO BRASIL DE 2021

FAM Dias, HA Cassemiro, SFF Costa, MC Lopes

Resumo


Introdução: Uma das formas de se preparar para uma partida de futebol é realizando a análise tanto da sua equipe como a do adversário, procurando ser menos afetado pelas imprevisibilidades do jogo.

Objetivo: Analisar os padrões de jogo ofensivo utilizados pelo Clube Atlético Mineiro na realização dos gols, nas competições da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro de 2021.

Metodologia: A amostra foi composta por 38 jogos (67 gols) realizados pelo Clube Atlético Mineiro no Campeonato Brasileiro do ano de 2021 e por 10 jogos (22 gols) da mesma equipe na Copa do Brasil de 2021. Os padrões de jogo foram classificados em contra-ataque, ataque rápido e ataque posicional, além das jogadas de bola parada.

Resultados: Os resultados apontaram que em ambas as competições, a equipe teve como principal arma ofensiva o ataque posicional e as jogadas de bola parada. Quando analisados os padrões de jogo do Clube Atlético Mineiro com base no confronto contra equipes bem colocadas e equipes mal colocadas na tabela final dos dois campeonatos, observou-se que não houve um padrão de jogo único. O mesmo resultado foi encontrado quando o padrão de jogo da equipe foi analisado com base na variável “placar momentâneo do jogo”, que apresentou diferentes origens do gol, considerando a competição e o placar do jogo.

Conclusão: A equipe campeã do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil de 2021, utilizou-se de padrões de jogo distintos e dependentes das variáveis para alcançar seus gols nos campeonatos analisados.

Palavras-chave: Análise de jogo. Padrão de jogo. Campeonato brasileiro


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

  • Auxílio à publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, edital 05/2014.
  • Processo: APL-00063-14