Pelé e Maradona: núcleos da retórica jornalística

B Helal, H Lovisolo

Resumo


A partir da produção jornalística, produzida na Argentina e no Brasil, sobre os heróis do futebol Pelée Maradona os autores desenvolvem a hipótese de que, contra a interpretação dominante, os argentinos constroem e louvam heróis “dionisíacos” enquanto os brasileiros parecem optarpelos “apolíneos”. Os autores partem do famoso texto jornalístico de G. Freyre onde é santificada a imagem do jogador brasileiro, sobretudo o mulato, enquanto dionisíaco.  De fato, o texto provoca a reflexão critica das representações dominantes sobre as identidades argentina (europeizada eiluminista) e a brasileira (autóctone e macuanímica).

Palavras-chave


jornalismo; heróis; Pelé e Maradona

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  • Auxílio à publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, edital 05/2014.
  • Processo: APL-00063-14