Sinais relevantes detectados por goleiros e treinadores de goleiros de futebol em cobranças de pênalti

AS Soares

Resumo


Objetivos:Verificar e comparar os sinais relevantes detectados  por goleiros e treinadores de goleiros de futebol para tomada de decisão em cobranças de pênalti.
Amostra:9 indivíduos, 3 de cada grupo: Goleiro Júnior (GJ), Goleiro Profissional (GP) e Treinador de Goleiros (TG).
Metodologia:Cada indivíduo assistiu aos vídeos de cobranças de pênalti (4 vídeos) para destacar os sinais percebidos no mesmo. Na imagem da cobrança, esta era congelada nomomento em que o chutador chega à bola, ou seja, no momento em que o pé de apoio é colocado ao lado da bola (imagem em tempo real) para que seja realizada uma primeira análise, em seguida a imagem era repetida em câmera  lenta e congelada novamente no momento em que o jogador chegava próximo à bola (segunda análise). As filmagens foram realizadas por trás do gol, tendo assim, a mesma visão que o goleiro tem do lance. Os dados deste estudo foram tratados através de análise de conteúdo. Os dados foram tratados através de Análise de Conteúdo, utilizando a Análise Temática.
Resultados:Os sinais mais citados por GJ, GP e TG foram: Quando o chutador corre reto em direção à bola, o chute é cruzado; a posição do corpo quando chega à bola, e o pé  de apoio, indicam a direção da bola; quando o chutador corre em alta velocidade em direção à bola, o chute é cruzado.
Conclusões:Verificar a posição do corpo do atleta quando chega à bola, e observar a corrida do adversário em direção à bola são sinais relevantes que podem contribuir com osucesso do goleiro, sendo estes, os mais destacados por todos em análises acertadas, mostrando não haver diferença entre grupos. Fica evidente também a necessidade do goleiro antecipar-se à cobrança de pênalti.

Palavras-chave


Futebol, Goleiro, Pênalti.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

  • Auxílio à publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, edital 05/2014.
  • Processo: APL-00063-14