Especialização no futebol: controvérsias entre as recomendações pedagógicas e as tendências atuais de seleção e formação de jogadores

TA Silva, CD Silva, PB Paoli

Resumo


Objetivos:A presente revisão visou discutir a especialização precoce no futebol e as controvérsias entre as recomendações pedagógicas e as tendências atuais deseleção e formação de jogadores.
Métodos:Foram utilizadas fontes de Internet para acessar bancos de dados eletrônicos como Medline, Scielo e SportDiscus para identificar manuscritos a ser inclusos nesta revisão. Foram compreendidos os períodos entre os anos de 1995 até 2009, selecionado-se vinte e cinco artigos. Utilizou-se na busca as palavras-chaves: especialização precoce, iniciação esportiva, competição e futebol.
Conclusão:Observou-se que há no campo prático a utilização de diversas correntes metodológica/pedagógica no processo de formação de jogadores de futebol. Na fase inicial da criança, vários professores, técnicos e dirigentes que atuam no meio
esportivo, preferem métodos tradicionais, rígidos eintensos para buscarem seus resultados. O dinamismo da composição atual do mercado de futebol impõe ajustamentos nas rotinas de treinamentos com jovens que direcionam a especialização
precoce. Por outro lado, ainda há àqueles defensores da linha mais sociológica do processo de formaçãotentando ressalvar
em suas rotinas de trabalho estratégias que considerem a inclusão, socialização e desenvolvimento cognitivo e emocional
nos jogadores. Este estudo serve de reflexão para oalcance de um maior sucesso profissional, a fim deque professores, técnicos, dirigentes e pais possam contribuir de maneira correta para o bom e perfeito desenvolvimentoesportivo infantil e
ao mesmo refletir adequações do atual estado que se encontra o processo de formação de jogadores de futebol.

Palavras-chave


especialização precoce, crianças, treinamento esportivo, futebol.

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  • Auxílio à publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, edital 05/2014.
  • Processo: APL-00063-14