Somatotipo e composição corporal de árbitros e alunos árbitros de futebol

AI Silva, CR Rodriguez-Añez

Resumo


Objetivo:O objetivo do presente estudo foi fazer uma análise comparativa do perfil corporal entre três categorias de árbitros de futebol.

Amostra: A população deste estudo foi composta por árbitros profissionais pertencentes ao quadro da Confederação Brasileira de Futebol, da Federação Paranaense de Futebol (FPF), e alunos árbitros da Escola Paranaense de Formação de Árbitros de futebol (EPAFAF). Sendo a amostra composta por 25 árbitros integrantes do quadro da CBF(nível nacional - AN), 79 árbitros do quadro da FPF (nível regional - AR) e 43 alunos árbitros (AA), todos do sexo masculino.

Metodologia:As variáveis de massa corporal, estatura, espessura de dobras cutâneas, perímetros corporais e diâmetros ósseos foram coletados com a finalidade de estimar a composição corporal e determinar o somatotipo dos árbitros.

Resultados:O grupo AN apresentou um percentual de gordura de  19,3 ± 4,1, e IMC de 24,8 ± 2,4 kg/m2, sendo classificado como endomorfo (3,8-3,9-2,0), o grupo  AR apresentou um percentual de gordura médio de 19,6 ± 4,0 %, IMC de 25,5 ± 2,8 kg/m2, sendo classificados como endomorfo (4,2-4,0-1,6).Contudo o grupo AA apresentou percentual de gordura de 14,8 ± 4,3 %, IMC de 23,9 ± 2,7 kg/m2, sendo classificados como mesomorfo (3,5-5,1-2,2).

Conclusão:As variáveis estudadas indicam um aumento da adiposidade nos árbitros profissionais quando comparados aos alunos árbitros. Esse aumento pode ser explicado em parte pelo avanço da idade, alimentação inadequada e baixo nível de atividade física. O maior acúmulo de gordura nos árbitros profissionais pode ser um limitador da performance física durante a partida que poderia ser controlado por meio de programas de aconselhamento alimentar  e condicionamento físico.



Palavras-chave


Árbitros, Futebol, Somatotipo, Antropometria.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

  • Auxílio à publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, edital 05/2014.
  • Processo: APL-00063-14