Os estilos de futebol e os processos de seleção e detecção de talentos

PB Paoli

Resumo


Objetivo: Analisar o processo de detecção e seleção de talentos, procurando revelar metodologias e estratégias culturais presentes neste campo profissional e compará-las com narrativas identitárias presentes em nossa sociedade.

Amostra: Técnicos, Observadores Técnicos e Coordenadores (n=38) das categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20 de sete clubes pertencentes à 1ª divisão do futebol brasileiro das regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste.

Métodos: Entrevistas semi-estruturadas.

Resultados: As representações identitárias do "futebol arte" e do "futebol força" estão contidas no processo de seleção e detecção de jogadores, não tendo nenhuma delas a primazia, pois se complementam. O “futebol arte” funciona muito menos que as narrativas identitárias imaginam, porque o discurso é identitário por conta do pertencimento. Não há um consenso quanto às metodologias utilizadas para a identificação de talentos, permanecendo inúmeras dúvidas sobre a melhor forma de diagnosticar e prognosticar as possibilidades de alto desempenho. Os observadores técnicos ainda avaliam o jogador pelo “instinto” da mesma forma de décadas anteriores.  Isso reflete ausência de critérios científicos, levando os profissionais a fazerem as avaliações deforma subjetiva, com base na sua experiência e/ou modelo de jogador que atenda a sua idéia tática de jogo ou do clube.

Conclusão: O discurso identitário sobre o ideal proclamado do futebol brasileiro, isto é, o "futebol arte", nãoé o marco orientador das ações dos profissionais que estão envolvidos no processo de seleção e treinamento de talentos. Todavia, o discurso do futebol arte pode apresentar eficáciasimbólica no processo de comercialização de jogadores ou nos jogos de identidade.


Palavras-chave


Futebol, Detecção de talento, Estilos e formas dejogar futebol, Identidade.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

  • Auxílio à publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, edital 05/2014.
  • Processo: APL-00063-14