A organização do treino baseado nos princípios fundamentais do jogo de futebol e sua relação com o desempenho tático de jogadores da categoria sub 13

RC Lima, FSL Cardoso, P Vecchi, IC Teoldo, PB Paoli

Resumo


Objetivo: O presente estudo teve por objetivo verificar se a sistematização do treinamento baseado nos princípios táticos fundamentais do jogo de futebol na categoria Sub-13 propicia melhora no desempenho tático de jogadores de futebol.

Amostra: Uma amostra de conveniência foi composta por 19 jogadores de futebol da categoria Sub-13 com média de idade de 12,1 ± 0,9 anos e em torno de 4,7 ± 2,1 anos de prática na modalidade participantes de um programa sistemático de treinamento com no mínimo três sessões de treino semanais e inscritos em campeonatos de nível estadual ou nacional.

Métodos: O instrumento utilizado foi o FUT-SAT para avaliar o desempenho tático dos jogadores de futebol. Foram realizadas as avaliações dos jogadores durante 20 dias, totalizando 20 seções de treino. As avaliações foram realizadas em dois momentos, antes do treinamento e após os 20 dias de treinamentos estruturados com base nos princípios táticos fundamentais do jogo.  Foi realizada estatística descritiva, e os testes inferenciais de Kolmogorov-Smirnov, Teste-T de medidas repetidas e Kappa de Cohen.

Resultados: apontam para diferenças significativas nos desempenho tático dos jogadores em todas as fases do jogo, Índice de performance tática ofensiva (de 44,92±5,80 para 52,11±7,82); Índice de performance tática defensiva (de 33,91±4,35 para 37,24±3,88) e Índice de performance tática no jogo (de 37,44±3,29 para 42,89±3,85). Indicando que os valores do desempenho tático aumentaram após os 20 dias de treino.

Conclusões: atletas de futebol da categoria Sub-13 apresentaram melhorias no desempenho tático quando submetidos a uma sequência pedagógica de conteúdos táticos com ênfase nos princípios fundamentais do jogo de futebol.

Palavras-chave


Futebol; Tática; Desempenho tático; Princípios táticos; Treinamento.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

  • Auxílio à publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, edital 05/2014.
  • Processo: APL-00063-14