Análise do estresse psíquico em atletas de futebol sub-17 no período pré-competitivo

WS Souza, PG Costa

Resumo


Objetivo: O objetivo deste trabalho foi avaliar quais situações podem provocar o estresse no período competitivo em jovens atletas praticantes do futebol.

Amostra: Quarenta atletas da categoria juvenil que disputaram a seletiva do Campeonato Mineiro de Futebol no ano de 2012 participaram desta pesquisa.

Métodos: Foi aplicado no período pré-competitivo um questionário para avaliar o nível de estresse destes jogadores. Como critério todos deveriam estar inscritos na competição e frequentar assiduamente os treinos da modalidade em questão. Foi utilizado o questionário LSSPCI (Lista de Sintomas de “Stress” Pré-competitivo Infanto-juvenil) contendo 31 questões relacionadas aos sintomas ocorridos nos atletas no período de 24 horas antes da competição. Neste estudo as 31 questões da LSSPCI foram classificadas em “SF – Stress Físico SP - Stress Psicológico”.

Resultados: A analise de estresse psicológico nos sete jogos da competição, mostra que de todas as situações apontadas observa-se que o “medo de competir mal” foi à situação que apresentou os maiores índices de indicação do stress pelos atletas. Na analise de estresse físico durante os sete jogos da competição, “suo bastante” e “minha boca fica seca” antes dos jogos foram sintomas físicos que ficaram em maior evidencia durante o campeonato.

Conclusão: Para disputar uma competição a equipe deve controlar os fatores internos e externos inerentes ao estresse, necessitando fazer um planejamento prévio dando condições físicas, técnicas, táticas, psicológicas e sociais, envolvendo todas as pessoas que estão envolvidas no campeonato, principalmente para os atletas jovens, já que estão em pleno desenvolvimento.

Palavras-chave


Competição; Futebol; Desempenho; Juvenil

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

  • Auxílio à publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, edital 05/2014.
  • Processo: APL-00063-14