Aspectos a serem considerados no processo de Formação de Base de futebol de 11 a 14 anos

MP Lima, PB Paoli

Resumo


Objetivos: Apresentar os aspectos a serem considerados no processo de formação de atletas de futebol de 11 aos 14 anos, tomando como base o estudo realizado no Centro Esportivo Ubaense (CEU).
Amostra: Equipe técnica e gerente administrativo do local estudado.
Métodos: No plano empírico, está assinalado como uma pesquisa qualitativa. Quanto à natureza descritiva, um estudo de campo, realizado através de observação participante, entrevistas não estruturadas e análises de documentos como o projeto técnico de formação, caderno metodológico e de conteúdos, macrociclos, mesociclos e microciclos das categorias (sub 11, sub 12, sub 13, sub 14) do grupo estudado.
Resultados: O grupo estudado aplica todos os métodos dos conteúdos técnico e tático. Visa o respeito as etapas de desenvolvimento motor, disponibilizando diversas práticas motoras, criando uma base coordenativa e técnica, atendando-se ao aspecto lúdico nas fases iniciais e a não especialização precoce. Existe uma definição, planejamento e avaliação do processo.
Conclusões: O sucesso em um processo de formação de atletas de 11 aos 14 anos depende de vários fatores, como o respeito as etapas de desenvolvimento motor do jogador, planejamento e metodologia adequada, realizada por profissionais qualificados. Oferecer ampla base técnica e coordenativa, apoio estrutural e social, estimulando também o aspecto ético, intelectual, emocional e cultural, formando jogadores pensantes, e não meros executores.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

  • Auxílio à publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, edital 05/2014.
  • Processo: APL-00063-14