A MARCAÇÃO DEFENSIVA NO FUTEBOL DE CAMPO

MA Brazão

Resumo


INTRODUÇÃO: O futebol de campo vem apresentando, ao longo da sua história, variações táticas no tocante  aos  sistemas  ofensivos  e  defensivos,  evoluindo  para  melhores  modelos  de  treinos, comportamentos táticos e conhecimento das regras.
OBJETIVO: Realizar uma revisão bibliográfica sobre o sistema defensivo no futebol de campo e suas implicações táticas no futebol atual.
METODOLOGIA:  O  método  deste  estudo  foi  de  pesquisa  exploratória,  descritiva  e  analítica, alicerçando-se numa revisão de literatura com base em livros e artigos científicos que abordam a marcação por zona no futebol de campo.
RESULTADOS: A marcação por zona no futebol de campo visa otimizar a melhor ocupação espacial dos  jogadores,  deixando  o  campo  pequeno  para  o  adversário  que  ataca.  É  fundamental  o entrosamento entre os jogadores, a utilização dos recursos da tecnologia para facilitar a análise de resultados e a identificação de problemas de técnica e comportamento tático, uma vez que estão relacionados diretamente às deficiências do adversário, que influenciam nas diversas situações de jogo. As opções mais adotadas nos sistemas táticos são: 4-3-3, 4-4-2 e 3-5-2, com os tipos de defesa: individual aos pares, individual por setor e por zona, sendo as mais utilizadas atualmente. Algumas táticas de jogo no futebol podem ser melhoradas com um trabalho inicial no grupo de atletas, objetivando o entrosamento entre os jogadores. O profissional de futebol deverá conhecer e fazer uso  da  tecnologia  como  ferramenta  de  análise  dos  resultados,  ou  seja,  tal  recurso  facilitará  o trabalho do técnico nas tomadas de decisão e na identificação dos problemas e, assim, oferecerá alternativas mais adequadas e que proporcionem mais chances na solução dos conflitos existentes entre técnica e comportamento tático e nos desequilíbrios entre técnica e tática.
CONCLUSÕES: Os comportamentos táticos devem sempre ser atualizados na marcação por zona do futebol  de  campo,  destacando-se  o  monitoramento  da  volta,  cooperação  entre  ataque/defesa, desafio  pela  bola  e redução  de espaço,  além da análise dos  jogos de futebol e dos  planos  de investigação de indicadores individuais defensivos e ofensivos.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

  • Auxílio à publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, edital 05/2014.
  • Processo: APL-00063-14