ANÁLISE COMPARATIVA DAS AÇÕES DE JOGO NO FUTEBOL DE FORMAÇÃO: ESTUDO DE UMA EQUIPA SUB-15 EM JOGOS DO CAMPEONATO REGIONAL VERSUS CAMPEONATO NACIONAL

A Silva, V Vaz, J Gama, G Dias

Resumo


Introdução e objetivo: Tendo como base a metodologia da análise de redes (networks), este estudo teve como objetivo comparar as principais ações de jogo que decorreram no futebol de formação, identificando os níveis de interação coletiva em diferentes competições.
Metodologia:  Foram  analisados  seis  jogos,  três  referentes  à  competição  regional  e  três referentes à competição nacional, de uma equipa do escalão de iniciados (Sub-15), da Região Autónoma  da  Madeira,  constituída  por  21  jogadores.  Recorreu-se  à  análise  estatística descritiva, de modo a enquadrar todas as ações de jogo.O nível de interação e as networks estabelecidas entre jogadores foram obtidas através do softwareSocial Network Visualizer® (SocNetV).
Resultados:  Os  resultados  mostraram  que  as  ações  coletivas  de  Tipo  II  foram  as  mais utilizadas,tanto na competição regional como na competição nacional (55 ações). Além disso, o número de interações estabelecidas entre os jogadoresda equipa foi superior na competição regional (462 interações) em comparação com a competição nacional (296 interações). Por sua vez, ojogador 6 (defesa esquerdo) foi o atleta mais preponderante da equipa em ambas as competições (92 interações).
Conclusões: As ações emergentes ao longo dos jogos analisados ocorreram em função das conexões  preferenciais  estabelecidas  entre  jogadores  (networks),  sendo  estas coordenadasatravés  das  possibilidades  de  jogo.A  análise  comparativa  das  diferentes competições permitiuainda concluir que as principais ações de jogo foram superiores nos jogos disputados no campeonato regional, onde a performance dos jogadores e o nível competitivo da equipa foi mais reduzido.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

  • Auxílio à publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, edital 05/2014.
  • Processo: APL-00063-14