A INSERÇÃO E A QUALIFICAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO FUTEBOL
Resumo
INTRODUÇÃO: Tomando como referência o mercado de trabalho competitivo e cada vez mais exigente, em que uma melhor qualificação normalmente assegura melhor remuneração e oportunidades, no futebol essa perspectiva não é diferente, sendo necessário verificar como esse fenômeno social ocorre neste esporte.
OBJETIVO: Verificar como os profissionais de Educação Física estão se qualificando e de que maneira é realizada a inserção destes nos clubes de futebol do país.
METODOLOGIA: O método da pesquisa foi feito através de uma amostra de conveniência, para isso foram selecionados 31 alunos da turma VII do curso de Especialização em Futebol da Universidade Federal de Viçosa. Os participantes tinham idade média de 27,7 anos sendo oriundos de diversos estados do país, todos formados em Educação Física. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário dividido em dois grupos. O primeiro para identificação de características gerais da amostra. O segundo grupo foi composto de 8 questões objetivas sobre tópicos do futebol brasileiro, qualificação profissional e inserção do profissional que trabalha com futebol em diversas áreas do mercado de trabalho. O questionário foi aplicado entre os meses de agosto e setembro de 2013, quando foi realizada uma análise estatística dos questionários por meio da distribuição da porcentagem das respostas.
RESULTADOS: 78% dos entrevistados acreditam que os profissionais de Educação Física ainda precisam melhorar a busca por qualificação. Constatou-se equilíbrio de opiniões sobre ex-jogadores, que não tem formação em Educação física, se tornarem técnicos de futebol: 35% não consideram a formação importante, enquanto 35%acreditam que essa formação é necessária. Verificou-se que 32% consideram a o preparador físico como a função de maior importância para um educador físico atuar no futebol.58% dos entrevistados opinaram que a melhor forma de se contratar um jogador seria através de uma análise curricular garantida principalmente por uma especialização na área. Observou-se que 24% dos entrevistados consideram que a maior vantagem em se contratar um educador físico para atuar em um time seria um melhor planejamento dos treinos. 46% consideraram que o profissional de Educação Física deve ter como requisito principal para ser contratado pelo clube uma especialização. 34% disseram que estão cursando a especialização na área para obter maior conhecimento sobre o futebol. Constatou-se que 77% dos entrevistados consideram que é interessante o clube de futebol contratar um profissional com formação em educação física porque este possui nível teórico e prático para desenvolver um bom trabalho.
CONCLUSÃO: Os profissionais de Educação Física estão se qualificando através de cursos especializados na área com intuito de obter maior conhecimento sobre o futebol. A qualificação de quem trabalha no espaço do futebol precisa ser melhorada, sobretudo a inserção dos profissionais de educação física, ainda acontece de forma modesta. Mesmo para aqueles que têm um excelente currículo, as oportunidades são reduzidas, principalmente na área técnica. O espaço ocupado pelo ex-atleta ainda é preferencial.
OBJETIVO: Verificar como os profissionais de Educação Física estão se qualificando e de que maneira é realizada a inserção destes nos clubes de futebol do país.
METODOLOGIA: O método da pesquisa foi feito através de uma amostra de conveniência, para isso foram selecionados 31 alunos da turma VII do curso de Especialização em Futebol da Universidade Federal de Viçosa. Os participantes tinham idade média de 27,7 anos sendo oriundos de diversos estados do país, todos formados em Educação Física. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário dividido em dois grupos. O primeiro para identificação de características gerais da amostra. O segundo grupo foi composto de 8 questões objetivas sobre tópicos do futebol brasileiro, qualificação profissional e inserção do profissional que trabalha com futebol em diversas áreas do mercado de trabalho. O questionário foi aplicado entre os meses de agosto e setembro de 2013, quando foi realizada uma análise estatística dos questionários por meio da distribuição da porcentagem das respostas.
RESULTADOS: 78% dos entrevistados acreditam que os profissionais de Educação Física ainda precisam melhorar a busca por qualificação. Constatou-se equilíbrio de opiniões sobre ex-jogadores, que não tem formação em Educação física, se tornarem técnicos de futebol: 35% não consideram a formação importante, enquanto 35%acreditam que essa formação é necessária. Verificou-se que 32% consideram a o preparador físico como a função de maior importância para um educador físico atuar no futebol.58% dos entrevistados opinaram que a melhor forma de se contratar um jogador seria através de uma análise curricular garantida principalmente por uma especialização na área. Observou-se que 24% dos entrevistados consideram que a maior vantagem em se contratar um educador físico para atuar em um time seria um melhor planejamento dos treinos. 46% consideraram que o profissional de Educação Física deve ter como requisito principal para ser contratado pelo clube uma especialização. 34% disseram que estão cursando a especialização na área para obter maior conhecimento sobre o futebol. Constatou-se que 77% dos entrevistados consideram que é interessante o clube de futebol contratar um profissional com formação em educação física porque este possui nível teórico e prático para desenvolver um bom trabalho.
CONCLUSÃO: Os profissionais de Educação Física estão se qualificando através de cursos especializados na área com intuito de obter maior conhecimento sobre o futebol. A qualificação de quem trabalha no espaço do futebol precisa ser melhorada, sobretudo a inserção dos profissionais de educação física, ainda acontece de forma modesta. Mesmo para aqueles que têm um excelente currículo, as oportunidades são reduzidas, principalmente na área técnica. O espaço ocupado pelo ex-atleta ainda é preferencial.
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- Auxílio à publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, edital 05/2014.
- Processo: APL-00063-14