A INSERÇÃO E A QUALIFICAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO FUTEBOL

WL Siqueira, SF da Silva

Resumo


INTRODUÇÃO: Tomando como referência o mercado de trabalho competitivo e cada vez mais  exigente,  em  que  uma  melhor  qualificação  normalmente  assegura  melhor remuneração  e  oportunidades,  no  futebol  essa  perspectiva  não  é  diferente,  sendo necessário verificar como esse fenômeno social ocorre neste esporte.
OBJETIVO: Verificar como os profissionais de Educação Física estão se qualificando e de que maneira é realizada a inserção destes nos clubes de futebol do país.
METODOLOGIA:  O  método  da  pesquisa  foi  feito  através  de  uma  amostra  de conveniência,  para  isso  foram  selecionados  31  alunos  da  turma  VII  do  curso  de Especialização em Futebol da Universidade Federal de Viçosa. Os participantes tinham idade média de 27,7 anos sendo oriundos de diversos estados do país, todos formados em Educação Física.  A pesquisa foi realizada por meio de um questionário dividido em dois  grupos.  O  primeiro  para  identificação  de  características  gerais  da  amostra.  O segundo grupo foi composto de  8 questões objetivas sobre tópicos do futebol brasileiro, qualificação profissional e inserção do profissional que trabalha com futebol em diversas áreas do mercado de trabalho. O questionário foi aplicado entre os meses de agosto e setembro de 2013, quando foi realizada uma análise estatística dos questionários por meio da distribuição da porcentagem das respostas.
RESULTADOS: 78% dos entrevistados acreditam que os profissionais de Educação Física ainda precisam melhorar a busca por qualificação. Constatou-se equilíbrio de opiniões sobre ex-jogadores, que não tem formação em Educação física, se tornarem técnicos de futebol: 35% não consideram a formação importante, enquanto 35%acreditam que essa formação é necessária. Verificou-se que  32%  consideram a o preparador físico como a função  de  maior  importância  para  um  educador  físico  atuar  no  futebol.58%  dos entrevistados opinaram que a melhor forma de se contratar um jogador seria através de uma  análise  curricular  garantida  principalmente  por  uma  especialização  na  área. Observou-se  que  24%  dos  entrevistados  consideram  que  a  maior  vantagem  em  se contratar um educador físico para atuar em um time seria um melhor planejamento dos treinos.  46%  consideraram  que  o  profissional  de  Educação  Física  deve  ter    como requisito principal para ser contratado pelo clube uma especialização. 34% disseram que estão cursando a especialização na área para obter maior conhecimento sobre o futebol.  Constatou-se que 77% dos entrevistados consideram que é interessante o clube de futebol contratar um profissional com formação em educação física porque este possui  nível teórico e prático para desenvolver um bom trabalho.
CONCLUSÃO: Os profissionais de Educação Física estão se qualificando através de cursos especializados na área com intuito de obter maior conhecimento sobre o futebol. A qualificação de quem trabalha no espaço do futebol precisa ser melhorada, sobretudo a inserção dos profissionais de educação física, ainda acontece de forma modesta. Mesmo para  aqueles  que  têm  um  excelente  currículo,  as  oportunidades  são  reduzidas, principalmente na área técnica. O espaço ocupado pelo ex-atleta ainda é preferencial.

Texto completo: PDF PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

  • Auxílio à publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, edital 05/2014.
  • Processo: APL-00063-14