O SURGIMENTO DO FUTEBOL NA CIDADE DE PIUMHI E A CRIAÇÃO DE CLUBES AMADORES

MV Rosa

Resumo


Introdução: O futebol é o tipo de esporte coletivo mais praticado no Brasil e, assim, se tornou uma referência  na  construção  cultural  e  social  humana.  De  tal  modo,  é  interessante  realizar  um levantamento histórico sobre o seu surgimento emdiversas cidades do Brasil, para um entendimento nacional desse processo,  principalmente  em  cidades  do interior,  pois, dessa forma,  denota  sua importância em fatos  passados  e presentes  na  atualidade  e se  torna um resgate histórico que garante a preservação da memória do povo e auxilia no entendimento da forma com que o futebol passou a ser o principal esporte do Brasil.
Objetivo: Identificar osurgimento e desenvolvimento do futebol amador em uma cidade do interior de Minas Gerais, denominada Piumhi.
Metodologia: Foram utilizadas variadas fontes de pesquisas tais como livros, artigos, sites, redes sociais, jornais e acervo de clube de futebol. Com maior destaque para o escritor Marcus Arantes que, além de publicar um livro que conta memórias do futebol na cidade de Piumhi, também assinou uma coluna em um jornal entre os anos de 2013 até 2016, retratando assim o dia a dia do futebol. Com o materialcoletado, foi possívelestabelecer uma base documental para construção deste artigo.
Resultados: O registro oficial de criação do primeiro clube de futebol foi em 1919 chamado Atlético Piumhiense Futebol Clube, que está ativo até hoje. Em seguida, outros três clubes foram criados, denominados  em  ordem  de  cronológica:  América  Piumhiense  Futebol  Clube  (principal  rival  do Atlético Piumhiense Futebol Clube), Bela Vista Esporte Clube (clube de bairro, muito apoiado por seus  moradores)  e  o  Piumhi  Tênis  Clube  (formado  basicamente  por  sócios  do  clube)  todos  de características  amadoras.  Embora  esses  clubes  apresentem propriedades  amadoras,  são  grandes vencedores por se manterem ativos até atualmente - por suas vitórias em competições regionais e até por revelarem talentos esportivos. Todo esse sucesso dos clubes, caracteriza-se, principalmente, pelo apoio da população/torcida que é fiel ao seu clube.
Conclusão: O futebol na cidade de Piumhi (MG) teve seu primeiro registro em 1920 e o Jornal Alto São Francisco destaca o clube Atlético Piumhiense Futebol Clube, que é considerado o maior e mais antigo clube da cidade. Durante o estudo, outros três clubes amadores foram explorados: o América Piumhiense Futebol Clube (1944), o Bela Vista Futebol Clube (sem data definida) e o Piumhi Tênis Clube (2007), todos ainda atuantes. Ressalta-se que, na década de 50, foram criados dois clubes amadores: o Ipiranga Futebol Clube e o 13 de Maio Futebol Clube, que não resistiram ao tempo e hoje  fazem  parte  da  memória  local.Assim,  os  clubes  amadores  de  Piumhi  (MG)  são  fruto  de perseverança, desejo e amor ao futebol, que se consolidou com o tempo e hoje fazem parte da história dessa cidade.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

  • Auxílio à publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, edital 05/2014.
  • Processo: APL-00063-14