AVALIAÇÃO DA AGILIDADE NO FUTEBOL EM JOVENS ATLETAS

RA Ecker, IM Concer

Resumo


Introdução: A agilidade é uma qualidade de fundamental importância para que um jogador tenha  vantagem sobre o  adversário; ela possui  relação direta com uma  maior habilidade técnica, elemento fundamental para a tática individual do jogador.
Objetivo:  Avaliar  o  padrão  de  desempenho  da  agilidade  em  jovens  atletas  e  o  nível  de evolução após um período de treinamento.
Metodologia: A amostra se constituiu de 40 jovens atletas com idade entre 16 e 19 anos de uma única escola de futebol do interior de Santa Catarina, todos do sexo masculino, que praticam futebol pelo menos duas vezes por semana, no período entre agosto e novembro de 2019. A avaliação da agilidade aconteceu através do Illinois Agility Test, antes e após um período de treinamento de futebol realizado duas vezes por semana, ao longo de dois meses. Cada seção de treino correspondeu a aproximadamente 15 minutos de aquecimento, seguidos de 20 minutos de treino para agilidade. O treino era realizado em ambiente de grama sintética, com  atividades  supervisionadas  por  um  profissional  de  Educação  Física.  O  tratamento estatístico usado foi análise descritiva e o teste t de student pareado com nível de significância de P < 0,05.
Resultados: O desempenho médio na primeira avaliação foi de 19,83 ± 0,78 segundos, e após o período de intervenção ele foi de 17,57 ± 1,01 segundos, sendo significativa essa diferença (P<  0,05).  Dos  40  avaliados,  73  %  melhoraram  o  desempenho,  nenhum  jogador  piorou  o rendimento  e  27  %  mantiveram  o  mesmo  rendimento  após  o  período  de  intervenção. Observou-se  que  houve  melhora  significativa  do  desempenho,  visto  que  o  tempo  de treinamento e os minutos usados em cada seção de treino se mostraram adequados.
Conclusão: Jovens atletas apresentaram baixo rendimento para a qualidade física agilidade antes de um treinamento supervisionado. O treinamento de futebol ao longo de dois meses, realizado duas vezes por semana, utilizando 20 minutos específicos, teve efeito positivo na melhora da agilidade. Contudo, os níveis obtidos podem ser considerados ainda inadequados, havendo necessidade de ampliar o número de seções semanais e o tempo de treinamento dessa qualidade.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

  • Auxílio à publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, edital 05/2014.
  • Processo: APL-00063-14