SUPLEMENTAÇÃO DE CREATINA. FUNDAMENTOS TEÓRICOS PARA O SEU CONSUMO NO FUTEBOL COMO ESTRATÉGIA ERGOGÊNICA NUTRICIONAL
Resumo
Introdução: O corpo técnico das equipes de futebol busca constantemente formas para aperfeiçoar o desempenho de seus atletas, especialmente na área nutricional, sendo a suplementação de Creatina uma alternativa interessante devido ao seu potencial de ação no metabolismo energético anaeróbico alático, muito presente em movimentos decisivos durante uma partida de futebol.
Objetivo: Realizar uma breve revisão na literatura disponível nos últimos 10 anos sobre o consumo de Cr no futebol.
Metodologia: Foi realizada uma busca no PubMed, Google Scholar e SciELO utilizando os termos “Creatine NOT kinase, AND soccer”, utilizando como filtros estudos experimentais publicados nos últimos 10 anos.
Resultados: Foram encontrados 10 estudos experimentais, sendo que 7 deles avaliaram sobre alguma forma de rendimento. A maior parte dos trabalhos encontrados obtiveram resultados positivos sobre a performance física, e foram realizados utilizando o protocolo de loading para a suplementação, porém, o uso de uma dose constante também se mostra eficaz. Apenas em um estudo foi relatado o aparecimento de efeito colateral, indicando que seu consumo é seguro.
Conclusão: A suplementação de Creatina, não somente tem um embasamento teórico interessante para ser administrado para jogadores de futebol, co mo também os resultados tendem a gerar um efeito ergogênico, sendo segura sua prescrição dentro as doses usualmente empregadas. O método de suplementação de loading é o mais utilizado, e pode ser mais eficiente em determinados eventos de curta duração .
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
- Auxílio à publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, edital 05/2014.
- Processo: APL-00063-14