PARA ALÉM DO MÉTODO: UM OLHAR DIDÁTICO SOBRE A PERIODIZAÇÃO TÁTICA
Resumo
Introdução: Periodização Tática (PT) é um modelo de ensino do futebol reconhecido como alternativa a periodizações convencionais, as quais entendem que, especializando as partes, se alcançará um todo (jogo) melhor. A PT se distancia dessa ideia e nasce sob uma nova ótica, influenciada por teorias do pensamento sistêmico e da complexidade. Assim, essa concepção considera a imprevisibilidade e a complexidade existente no jogo e entende que seu ensino deve considerar a articulação de conceitos e princípios no alcance de um Jogar específico. Uma vez que a Didática é responsável pelo processo de ensino, chama a atenção seu pouco reconhecimento na PT.
Objetivo: O objetivo é tecer juntos reflexões sobre a PT e a Didática, sinalizando o espaço dado à Didática na abordagem e, a partir disso, apontar que esta pode contribuir para o treinamento do futebol.
Metodologia: Nesta pesquisa qualitativa foi utilizado o ensaio como método, buscando em fontes, sancionadas por Vítor Frade, origem para se pronunciar sobre como a PT ensina para valorizar sua interação com a aprendizagem. O ensaio permite colocar em questão as fronteiras da abordagem metodológica, além de apresentar os conceitos e princípios relativos à PT e à Didática.
Resultado: Como produto, concebe-se a noção de que a PT possui princípios e conceitos fortemente adequados ao treino do futebol, os quais tendem ainda a ser potencializados a partir de um reconhecimento maior da Didática dentro do método.
Conclusão: Embora seja preciso conhecer a PT, é especialmente necessário saber concretizar o método no treino. Dessa forma, a Didática pode oferecer uma lente para observar a organização metodológica da PT, fazendo com que suas capacidades sejam potencializadas.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
- Auxílio à publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, edital 05/2014.
- Processo: APL-00063-14