Análise dos fatores de estresse e ansiedade pré-competitiva em jogadores de futebol de campo da categoria Sub-20.

JGO Claudino, IT Costa, PS Teixeira, RS Ribeiro, GA Pussieldi

Resumo


Objetivo: Diagnosticar os fatores de estresse e ansiedade pré-competitiva em jogadores de Futebol de Campo da categoria Sub-20.

Amostra:  Foi composta de 28 atletas Sub-20, de um clube de futebol participante da fase final da Copa Integração Diário da Tarde 2007.

Métodos:  “Questionário de Estresse e Ansiedade Pré-competitiva no Futebol de Campo”, um questionário de escala  de atitudes, instrumento de verificação do estresse situacional.

Resultados:  Verificou-se que as situações representativas positivamente de Estresse são as seguintes; 6. “expectativa de jogar com adversário do mesmo nível”, 7. “expectativa de jogar com adversário mais forte”, 9. “expectativa de jogar contra uma grande equipe”, 18. “condições adequadas (tranqüilidade, boa alimentação, até 2 atletas por acomodação)” e 37. “cobrança de si mesmo para ganhar o jogo”. Os negativos foram: 17 “condições inadequadas de concentração (barulho, frio, alimentação ruim, etc.); 24 “vir de uma seqüência de derrotas”; 31 “ter que jogar machucado”; 35 “dormir mal na noite anterior ao jogo”; e 38  “atraso de salários e benefícios, como vales transporte e alimentação”. As situações de Ansiedade que menos ocorreram para a amostra são: 4 “antes da competição sinto algo estranho no estômago”; 10 “antes de competir tenho a sensação de esquecimento das informações que meu técnico me passou”; e 12 “fico preocupado em jogar com adversário mais forte”. As mais foram representativas: 11 “gosto de me apresentar para um grande publico”; 15 “em jogos importantes preocupo em jogar bem”; e 16 “em jogos amistosos preocupoem jogar bem”.

Conclusões: Pode-se observar fatores influentes tanto positiva como negativamente nos achados deste estudo para a amostra. Para os fatores positivos (motivantes), possibilitou a otimização destes para a competição. Quanto às influências negativas, esta análise possibilita a tentativa de uma diminuição do impacto das mesmas no desempenho. Sugerem-se outros estudos com categorias e equipes diferentes, como não foi feito neste, um treinamento psicológico junto aos voluntários, este poderia ser integrado no processo de formação, para que essas ações se tornem mais eficazes e eficientes para a preparação atletas de futebol nas categorias de base.


Palavras-chave


Futebol; Estresse; Ansiedade.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

  • Auxílio à publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, edital 05/2014.
  • Processo: APL-00063-14