Avaliação do equilíbrio hídrico em estudantes do ensino médio submetidos a jogos de futsal durante a aula de educação física

HA Carvalho, RP Silva, FG Belfort, OC Moreira

Resumo


Objetivo:Avaliar a perda hídrica, a densidade e a coloraçãoda urina em estudantes do ensino médio submetidos  a jogos
de futsal, durante a aula de Educação Física.
Amostra:Foram avaliados 12 estudantes do ensino médio, comidade média de 16,58 ± 0,67 anos, durante duas aulas de
Educação Física, de 50 minutos de duração, que simularam jogos de futsal.
Métodos:O peso corporal (PC), a densidade (Du) e a coloração (Ucor) da urina foram medidos antes e após os jogos. Os
avaliados consumiram água ad libitum, sendo monitorada a quantidade de líquido. A taxa de sudorese (Tsuor), a perda
hídrica relativa (PHR) e absoluta (PHA) foram calculadas ao final de cada jogo. Todos os procedimentoséticos para pesquisas com seres humanos foram observados. O tratamento dos dados constou da análise descritiva, e  do teste de Wilcoxon, para comparação das variáveis antes e depois dos jogos, adotando-se p<0,05.
Resultados:A Tsuor média foi de 16,44 ± 5,35 mL/min, não influenciando a PHA (0,82 ± 0,27 Kg) e PHR (1,28 ± 0,33%), de
maneira a produzir diferença significante no PC. Não houve diferenças significantes, para a Due Ucor iniciais e finais.
Conclusão:Nos 50 minutos de prática de futsal, os alunos nãoapresentaram risco de desidratação, decorrente da  baixa
PHA e PHR, apesar de uma Tsuorelevada. A Due Ucor, também indicaram bom nível de hidratação.

Palavras-chave


Avaliação, hidratação, desidratação, adolescentes.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

  • Auxílio à publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, edital 05/2014.
  • Processo: APL-00063-14